linha

O comboio chegou a Penafiel há 150 anos e esta terça-feira e a Câmara Municipal de Penafiel, juntamente com as autarquias de Paredes e de Valongo, comemoraram a data com a inauguração de uma escultura evocativa da chegada do comboio ao concelho, que foi colocada em frente à estação de caminhos de ferro de Novelas.

A festa começou com uma reinterpretação simbólica da viagem inaugural, com partida de Porto-São Bento, em direção a Penafiel em jeito de uma homenagem à importância histórica e cultural do transporte ferroviário na região e no país.

Junto ao monumento evocativo da chegada do comboio a Penafiel, Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, recordou a importância da linha férrea para o concelho e para a região. “A linha férrea foi uma oportunidade de desenvolvimento para as populações do Vale do Sousa, para toda esta região do Douro e hoje estamos aqui a assinalar os 150 anos de um marco que representa essa oportunidade e uma melhor mobilidade entre o centro urbano, hoje da Área Metropolitana do Porto e a nossa região”.

Para além desta importância história, Pedro Cepeda assegurou que o transporte ferroviário tem, no presente e terá no futuro, “uma preponderância maior”. “Importa assim assinalar esta memória, dos 150 anos da criação da Linha do Douro, perspetivando também um desenvolvimento, nomeadamente através da mobilidade sustentável e da alta velocidade, perspetivando que nos próximos 150 anos o comboio continue a ter uma grande importância para a nossa região do Vale do Sousa e para Penafiel, em particular, melhorando a mobilidade, a comunicação entre a Área Metropolitana e o Vale do Sousa e também esta ligação à região do Douro, que do ponto de vista turístico é muito importante para nós”, concluiu.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *