João Rodrigues e Rui Vinhas, vencedores da Volta a Portugal em 2019 e 2021 respetivamente, confessaram ontem em Tribunal o uso de substâncias ilícitas para melhorar as prestações desportivas. No arranque do julgamento, que senta no banco dos réus 26 arguidos, suspeitos de crimes de tráfico de substâncias e métodos proibidos na W52 – FC Porto, o patrão equipa Adriano “Quintanilha” e Nuno Ribeiro, o então diretor desportivo, que estão acusados do crime de administração de substância e métodos proibidos, mantiveram-se em silêncio.

No arranque do julgamento, que decorre num pavilhão anexo ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, dez arguidos, quiseram prestar esclarecimentos e no dia de ontem, cinco falaram ao coletivo de juízes presidido por Pedro Vaz.

Estes estes, prestaram depoimento Rui Vinhas e João Rodrigues, que confessaram o uso e a posse de substâncias ilícitas. “Quero assumir. Estou extremamente arrependido”, começou por referir Rui Vinhas, justificando a toma de substâncias ilícitas com uma “fase decadente” da sua carreira, mas garantindo que foi uma decisão própria, que partilhou com colegas da equipa, assim como com Nuno Ribeiro, a quem deu conhecimento do que fazia, e com quem se aconselhava quanto à toma dos medicamentos que, garantiu, comprava na internet ou que pegava no quarto do diretor desportivo, onde estar estavam à disposição dos atletas. Disse ainda que, em nenhuma circunstância, as mesmas lhe foram dadas ou administradas por Nuno Ribeiro e que este nunca o obrigou a tais práticas. O ex-ciclista confessou ainda ao Tribunal que fazia transfusões de sangue.

O mesmo discurso teve João Rodrigues, que se mostrou “bastante arrependido” e confessou também a toma de vitaminas e recuperantes, assim como a realização de transfusões de sangue. Ilibou Nuno Ribeiro da responsabilidade de lhe administrar ou dar as substâncias, que estava “à disposição” no quarto do diretor desportivo, mas garantiu que também ele se aconselhava com este quanto às dosagens a administrar.

A sessão do julgamento prossegue hoje com a inquirição de mais cinco ciclistas.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *