220 capões foram furtados, na madrugada desta quinta-feira, da sede da Associação de Criadores de Capão de Freamunde. Os ladrões levaram ainda uma máquina nova de depenar capões, causando um prejuízo total de cerca de 20 mil euros. Este roubo vai condicionar a realização da Feira dos Capões, em Freamunde, assim como a Semana Gastronómica que se realiza em dezembro, em restaurantes do concelho de Paços de Ferreira.
O assalto ocorreu durante a madrugada e ninguém se apercebeu do sucedido, já que o local é isolado e sem habitações nas proximidades, na via do Poder Local, em Freamunde, Paços de Ferreira.
Os ladrões, arrombaram os contentores e levaram 220 capões que lá se encontravam, 190 dos quais de um criador e 30 propriedade da Associação. Levaram ainda uma máquina “por estrear”, de depenar capões, disse ao Jornal IMEDIATO Ricardo Graça, presidente da Associação de Criadores de Capão de Freamunde.
Foi o criador que, pelas 8 horas da manhã, quando se deslocou ao local para alimentar e soltar os animais, deu conta do sucedido e alertou as autoridades.
O assalto, além dos prejuízos avultados de cerca de 20 mil euros (cada capão é vendido a cerca de 70 euros), vai ainda condicionar a Feira dos Capões, a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e o Jantar de Gala, eventos que se realizam em Paços de Ferreira no mês de dezembro, organizados, respetivamente, pela Associação de Criadores de Capão de Freamunde, pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira e pela Junta de Freguesia de Freamunde. “Este assalto limita as quantidades disponíveis para estes eventos, são menos 220 capões que estarão à disposição. Os eventos não estão em risco, mas vão ter que ser mais controlados, porque o capão vai acabar mais depressa do que esperávamos. Vamos ter que definir uma estratégia para minimizar este dano”, referiu o presidente.
Isto porque o tempo de criação de um capão ronda os 10 meses, não havendo tempo para que se possam criar novos para responder às necessidades dos eventos e aos pedidos para comercialização.
A GNR de Freamunde, assim como o Núcleo de Investigação Criminal estiveram no local a tomar conta da ocorrência e a recolher indícios que possam levar à identificação dos autores do furto.