A Rota do Românico distinguiu dezasseis trabalhos na sexta edição do seu concurso escolar. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
O concurso, subordinado ao tema “A Sociedade na Idade Média”, recebeu um total de 46 trabalhos nas categorias de Ilustração, Criação Literária, Experiências Científicas e Tecnológicas, e, ainda, numa categoria aberta. Estes trabalhos envolveram a participação de 920 alunos, 37 docentes e 33 estabelecimentos de ensino.
A grande novidade da edição 2024-2025 deste concurso foi o alargamento do mesmo a todas as escolas da Região Norte, deixando de estar circunscrito aos 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.
Cinco dos 16 prémios atribuídos foram conquistados por estabelecimentos de ensino fora do território da Rota do Românico, localizados nos municípios de Gondomar, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia.
Na categoria de Ilustração, dirigida ao pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, a turma do 2.º e 4.º ano do Centro Escolar de Santa Cruz do Douro, Baião, foi a grande vencedora, seguida da turma do 4.º ano do Centro Escolar de Tarouquela, Cinfães. O terceiro prémio foi para a turma do 3.º e 4.º ano da Escola Básica de Meridãos, Cinfães. A turma do 4.º ano da Escola Básica de Idães, Felgueiras, foi distinguida com uma menção honrosa.
Na categoria de Criação Literária, destinada ao 2.º ciclo do ensino básico, o primeiro lugar do pódio foi para a turma A do 5.º ano do Colégio Nova Encosta, Paços de Ferreira. Os prémios seguintes foram atribuídos à turma A do 5.º ano da Escola Básica 2,3 de Paço de Sousa, Penafiel, e à turma A do 6.º ano do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, Vila Nova de Gaia. A turma B do 5.º ano da Escola Básica 2,3 de Penafiel Sul obteve uma menção honrosa.
Na categoria de Experiências Científicas e Tecnológicas, dirigida ao 3.º ciclo do ensino básico, a turma VB do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Vilela, Paredes, foi a grande vencedora, seguida da turma A do 7.º ano da Escola Básica de Canedo, Santa Maria da Feira, e da turma D do 7.º ano da Escola Básica Bernardino Machado, Vila Nova de Famalicão. Nesta categoria, foi também atribuída uma menção honrosa à turma B do 7.º ano da Escola Básica de Canedo.
Por último, na categoria aberta, destinada ao ensino secundário, os dois primeiros prémios foram conquistados pela Escola Secundária de Paredes, através das turmas E do 10.º e do 12.º anos. No terceiro lugar, ficou a turma 8 do 10.º ano da Escola Secundária de Gondomar. A menção honrosa viajou para Paços de Ferreira, para a Escola Secundária D. António Taipa.
O concurso “A Sociedade na Idade Média” desafiou a comunidade escolar a explorar, de forma criativa, o tema da sociedade medieval, designadamente os tópicos das classes sociais, as profissões, a saúde, a educação, a alimentação, as atividades de lazer, entre outros.
O júri foi constituído pela realizadora de cinema de animação Regina Pessoa, pela escritora Andreia Abreu, pelo biólogo Luís Cunha e pelo designer Carlos Gallo.
Todos os trabalhos concorrentes estão expostos no Centro de Interpretação do Românico até 27 de junho, de terça-feira a domingo.