O penafidelense Rui Vinha, atualmente a residir em Bruxelas, foi reeleito Tesoureiro da Erasmus Student Network (ESN) a nível internacional. Com 26 anos de idade, Rui possui uma licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e está atualmente a frequentar o mestrado em Economia Política no ISCTE, em Lisboa, e passará a integrar a Direção Internacional da Erasmus Student Network para o ano letivo 2025/2026 onde ficará responsável pela gestão financeira da mesma.
O seu percurso na ESN iniciou-se em 2020 quando se juntou à secção local ESN Porto, depois de um período de mobilidade em Bucareste, na Roménia, no ano anterior. Foi Tesoureiro da ESN Porto durante um ano e, após dois mandatos como Tesoureiro da ESN Portugal e um mandado na ESN AISBL, Rui Vinha alcança agora um marco significativo ao ser reeleito para a posição de Tesoureiro a nível internacional.
“É um orgulho continuar nesta posição a nível internacional, numa organização que já me deu tanto e que me fez evoluir como pessoa e profissional. Para este último mandato como Tesoureiro da ESN, a missão será a mesma de sempre: trabalhar em prol dos estudantes internacionais e para a melhoria das condições de mobilidade dos mesmos”, referiu Rui Vinha.
Como responsável pela gestão financeira da organização, Rui Vinha desempenhará um papel crucial na promoção da sustentabilidade financeira da ESN, uma rede presente em 45 países, com mais de 500 associações locais e 15.000 voluntários empenhados em proporcionar experiências enriquecedoras aos estudantes de mobilidade internacional.
A Erasmus Student Network Portugal é uma Federação de estudantes internacional sem fins lucrativos, ramo nacional da Erasmus Student Network, uma das maiores associações de estudantes internacionais da Europa, presente em 45 países.