Dois irmãos de Penafiel vão concretizar um sonho e participar numa prova dos Jogos Olímpicos. Pedro Vieira e Hugo Romano, de 54 e 52 anos, são dois dos 20024 atletas que vão participar na Maratona para amadores, que será disputada na noite deste sábado em Paris.
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, haverá uma maratona que será disputada por atletas amadores. Foram mais de cinco milhões de pessoas que se inscreveram e dois irmãos de Penafiel tiveram a sorte de serem selecionados para integrar o grupo de 20024 atletas amadores (dos quais metade são mulheres) que vão fazer parte de um momento histórico em 100 anos dos Jogos Olímpicos e que vão percorrer 42 quilómetros e 195 metros pelas ruas de Paris.
Assim, esta noite, a partir das 21 horas, os dois vão dar início a esta aventura que nunca sonharam integrar. “Vamos correr no percurso da maratona olímpica. Paris 2024, é um sonho que se tornou realidade”, afirmou Hugo Romano. O sonho é partilhado com o irmão, que foi o responsável pela sua participação no evento, já que foi quem fez a inscrição de ambos.
“Queria muito ir assistir aos Jogos Olímpicos. Mas nunca me passou pela cabeça participar”, confessou Hugo Romano, certo de que “vai ser uma experiência única, exigente”. “E espero que seja inspiradora”, acrescentou.
Para Paris, para participar na “prova mítica” dos Jogos Olímpicos e “viver o sonho olímpico”, os dois irmãos vão com o espírito de “dar o melhor e muito entusiasmados”, confessou Pedro Vieira. “Vamos ser felizes numa noite de estrelas em Paris. O resultado não importa, somos amadores que gostam do desporto e vamos viver uma aventura em família que nunca vamos esquecer e que vai marcar as nossas vidas”, conclui Hugo Romano.
Hugo Romano é professor de Educação Física e já foi atleta federado em quatro modalidades, nomeadamente em atletismo. Na maratona dos Jogos Olímpicos, tem como objetivo fazer a prova em 3 horas e vinte minutos. Já o irmão, administrativo de profissão, só começou a praticar atletismo amador aos 40 anos e pretende baixar o seu tempo e concluir a maratona de Paris num tempo abaixo das quatro horas.