joaquim esteves 1


Joaquim Barbosa Esteves vai assumir uma lista à liderança da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, nas eleições que deverão acontecer em dezembro próximo.

Depois de ter assumido o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, após o falecimento de Júlio Mesquita, em maio passado e de ter manifestado a sua intenção de não se candidatar ao cargo nas próximas eleições da instituição, Joaquim Barbosa Esteves recuou nesta decisão e vai liderar uma lista. “A minha intenção era não concorrer, mas tive um grande apoio para assumir uma candidatura”, afirmou ao Jornal IMEDIATO o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, acrescentando que “se juntou um grande número de Irmãos”, criando-se à sua volta um “grande movimento”. “E não podia dizer que não”, explicou.

Para este movimento contribuiu o conhecimento que tem da instituição, da qual faz parte há mais de 10 anos e da qual foi vice-provedor durante o último mandato de Júlio Mesquita, que agora assumiu. “Domino os dossiers, estou dentro de todos os assuntos, dentro do projeto. Sou conhecedor da realidade da instituição e por isso considero que serei capaz de dar continuidade a este projeto”.

Para assumir a liderança de uma das mais antigas instituições do concelho de Penafiel, Joaquim Barbosa Esteves reuniu um grupo de pessoas “com créditos firmados na cidade, que já desempenharam funções de chefia em outras entidades”, explicou, dando como exemplos o historiados Coelho Ferreira, que será o seu vice-provedor e Pedro Bessa, antigo presidente da Associação Empresarial de Penafiel, que será o seu tesoureiro. “É uma equipa válida”.

O ex-professor de 72 anos, natural de Paço de Sousa e a residir em S. Martinho de Recesinhos, quer continuar com os projetos em curso e espera conseguir concretizar ainda os que já estavam pensados para a instituição. “Ainda este ano, em setembro, teremos concluída a cozinha geral, que servirá todas as valências da instituição, assim como a nova adega”, explicou o Provedor.

Na calha, estão os projetos da requalificação de um edifício da instituição situado frente à Igreja Matriz – que vai permitir construir nove apartamentos para alugar e obter receita para a instituição – e do Lar Oliveira Mendes. “Assim que haja possibilidade de apresentar uma candidatura, vamos fazê-lo”, acrescentou.

“Organizar a casa em função do futuro”, é a linha orientadora do agora Provedor. Nesse sentido, gostaria de construir um espaço dedicado a pessoas com demências, ou sem autonomia, para que os pudessem separar dos outros utentes, dando assim melhores condições de vida a todos.

Financeiramente estável, a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel tem cerca de 220 Irmãos e trabalha em três valências: Creche, Lar e Apoio Domiciliário.

Lista de pessoas com provas dadas

A lista que vai concorrer em dezembro à Mesa Administrativa, é encabeçada por Joaquim Barbosa Esteves, que tem consigo nos lugares cimeiros Coelho Ferreira (para o cargo de vice-Provedor), Pedro Bessa (para o cargo de Tesoureiro) e Cristina Matos (para o lugar de Secretário). Vitória Melo, Paula Cristina e Sousa Pinto ocupam os cargos de Vogais.

Já a Assembleia Geral é composta por Rui Rodrigues (Presidente), Manuel Lopes (vice-Presidente) e Francisco Fernandes (Secretário). O Conselho Fiscal será presidido por Eduardo Nunes, que leva consigo António Gaspar Dias, no cargo de vice-Presidente e Carlos Couto, no cargo de Secretário Relator.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.