paco de sousa

A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou, na vila de Paço de Sousa uma nova creche municipal, com capacidade para receber 42 crianças.

O projeto foi criado no âmbito do programa do Governo Creche Feliz, representou um investimento de cerca de 800 mil euros e será uma resposta gratuita às famílias da vila de Paço de Sousa.

Na cerimónia de bênção do novo equipamento, Adelino Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, destacou o “orgulho” em inaugurar “mais uma grande obra”, para servir a população, depois de um longo caminho, durante o qual enfrentaram “vários obstáculos”.

Daniela Oliveira, vereadora na Câmara Municipal de Penafiel, falou de um “espaço de futuro, de confiança e de esperança”, “uma das respostas mais bonitas que podemos oferecer às famílias”.

Nesse contexto, recordou a aposta da Câmara Municipal na construção destes equipamentos, já que Penafiel tinha, há seis anos, uma taxa de cobertura em creches “ligeiramente inferior ao diferencial europeu”. Assim, a autarquia propôs-se em aumentar em 50% o número de vagas em creches. “Não só cumprimos, como ultrapassamos essa meta e passamos de 442 vagas para 686, de 11 creches, passamos para 17 creches. É um saldo histórico”, referiu.

Também Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou o “sucesso” da estratégia do executivo no aumento do número de creches no concelho. “E a prova evidente desse sucesso é que ela foi, no essencial, concretizada”, referiu, explicando que inauguraram todas as que se propuseram construir, faltando apenas a de Rio Mau, devido a burocracias.

Em jeito de balanço, o autarca de Penafiel recordou algumas obras que foram realizadas em Paço de Sousa, para melhorar a qualidade de vida da comunidade, entre a creche, a requalificação de redes viárias, das escolas, no pavilhão desportivo, na construção do quartel da GNR, no parque de lazer, na Unidade de Saúde Familiar, entre outras. “Se somarmos essas intervenções, investimos neste território 11 milhões de euros neste ciclo autárquico. É um feito absolutamente histórico e o trabalho é absolutamente extraordinário”, concluiu.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário