CHTS

Uma idosa com cerca de 80 anos, morreu ao início da noite desta terça-feira no serviço de urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, enquanto aguardava por observação. Esta informação foi confirmada ao Jornal IMEDIATO por Miguel Vasconcelos, presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.

Ao que o Jornal IMEDIATO apurou, a idosa tinha uma pulseira laranja e aguardava na maca para ser observada. Acabou por falecer entre as 19 e as 20 horas desta terça-feira.

Contactado pelo Jornal IMEDIATO, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), do qual faz parte o Hospital Padre Américo, explicou que “a doente referida nas notícias deu entrada no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica do CHTS às 19:16h, foi submetida a triagem de Manchester às 19:19h e triada com prioridade laranja. Às 20:06h, após avaliação clínica foi registado o óbito”.

Segundo a mesma fonte hospitalar, “tratava-se de uma doente em fim de vida e sem critérios clínicos para qualquer manobra invasiva de reanimação”.

Reconhecendo que “o serviço encontra-se sob enorme pressão”, com 85 doentes internado no Serviço de Urgência na manhã desta quarta-feira, o CHTS refere que “tais circunstâncias dificultam muito o funcionamento do serviço, não só pela sobrecarga de trabalho, mas pelas limitações de espaço que condicionam o normal funcionamento”.

“No entanto, é de ressalvar que, neste caso em particular, as ações tomadas teriam sido as mesmas em circunstâncias diferentes”, conclui.

Recorde-se que ao longo dos últimos dias o Hospital Padre Américo tem estado sob pressão, com dezenas de doentes em macas no serviço de urgência, a aguardar vaga em internamento.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *