Artem Nych foi hoje consagrado como o vencedor da 86ª Volta a Portugal em bicicleta, subindo ao palco em Lisboa com a Camisola Amarela e tendo como companhia o pacense Hugo Nunes, que conquistou a Camisola Azul de melhor na montanha.
A 10ª e última etapa da prova teve lugar esta tarde em Lisboa e disputou-se sob a forma de contra-relógio individual na extensão de 16 Kms. Rafael Reis da Anicolar/Tien21 foi o mais rápido no contra-relógio e somou o seu segundo triunfo na Volta, após a vitória no prólogo da competição. O seu colega de equipa e Camisola Amarela Artem Nych foi segundo classificado no contra-relógio (a 16’s) e aumentou para 1.15m a vantagem final para o 2º classificado da geral Alexis Guerin, seu colega de equipa na Anicolor/Tien21, enquanto Byron Munton, do Feirense, fechou o pódio a 1.51m de diatância.
O ciclista russo, de 30anos, conquistou a sua segunda Volta a Portugal repetindo o feito de 2024.
Hugo Nunes terminou o contra-relógio para o qual entrou com a Camisola Azul segura há já duas etapas e alcançou o principal objetivo definido para a prova, repetindo o feito de 2020. Para além disso, também conquistou o seu primeiro triunfo de sempre na Volta, ao ser primeiro na 3ª Etapa que terminou em Bragança.
Quanto a outras classificações, o argentino Nicolás Tivani (Louletano) foi o vencedor da Camisola por Pontos; Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o Melhor da Juventude; Artem Nych somou o Prémio Combinado à Camisola Amarela e também o Prémio por Equipas à sua Anicolor/Tien21; e Tiago Antunes foi o Melhor Português na competição.