cuf

Com o objetivo de contribuir ativamente para o aumento da literacia em saúde, profissionais do Hospital CUF Arrifana de Sousa promoveram esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, uma iniciativa destinada a mais de uma centena de crianças do 1º ciclo da Escola Básica de Penafiel. Durante a ação, foram abordadas noções básicas de suporte básico de vida, tendo por base o conto infantil “Como salvar o Natal”, criado por médicos da CUF.

O Hospital CUF Arrifana de Sousa promoveu a ação “Como salvar o Natal”, uma iniciativa de literacia em saúde com o objetivo de ensinar as crianças a salvar vidas. As sessões tiveram por base a leitura de um conto de Natal – “Como salvar o Natal”, escrito pela equipa de Anestesiologia do Hospital CUF Viseu, que conta a história de dois irmãos que, por saberem realizar manobras de suporte básico de vida, salvam o Pai Natal.

No final da leitura encenada, os profissionais de saúde ensinaram as crianças a fazer manobras de reanimação num manequim de suporte básico de vida, para que, de uma forma prática, as crianças saibam agir em situações de paragem cardiorrespiratória. 

De acordo com a Enfermeira Diretora do Hospital CUF Arrifana de Sousa e uma das responsáveis pela iniciativa, Liliana Morais, “para além da prestação de cuidados de saúde, o compromisso da CUF passa também por contribuir para a saúde da comunidade, promovendo ações de literacia em saúde como esta que podem, de facto, salvar vidas”. A enfermeira acrescenta ainda que “estas iniciativas são essenciais para dotar as crianças de competências de suporte básico de vida para que possam atuar da melhor forma possível perante uma emergência”.

Esta atividade reflete o compromisso do Hospital CUF Arrifana de Sousa em ser um parceiro ativo e participativo na comunidade e na região, através da capacitação da população e sensibilização para a importância da literacia em saúde.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário