Faleceu este sábado, aos 78 anos, o empresário Joaquim Oliveira.
Joaquim Oliveira nasceu em Penafiel, a 12 de fevereiro de 1947, notabilizou-se nos negócios na área dos direitos televisivos, publicidade e marketing no desporto, especialmente no futebol, onde foi pioneiro em vários setores.
Foi dono da empresa que detinha o Jornal de Notícias, O Jogo, TSF, Diário de Notícias, entre outros. Era um dos acionistas da Sport TV, presidente do Conselho de Administração da Olivedesportos e acionista dos três maiores clubes portugueses, SL Benfica, FC Porto e Sporting CP. Joaquim Oliveira foi também proprietário da SAD do FC Penafiel.
Joaquim Oliveira foi agraciado pela Câmara Municipal de Penafiel com o título de cidadão honorário do concelho, tendo sido atribuída ao empresário a Medalha de Ouro do Município.
O FC Penafiel reagiu com um comunicado ao falecimento do antigo proprietário da SAD penafidelense, referindo que o empresário faz “parte da história do Penafiel, deixando uma marca que será lembrada com respeito e gratidão.”
“O Futebol Clube de Penafiel comunica, com profundo pesar, o falecimento de D. Joaquim Oliveira, antigo proprietário da Penafiel SAD e figura de grande relevância no panorama empresarial e desportivo português.
O seu empenho no futebol e a sua ligação ao nosso Clube fazem parte da história do Penafiel, deixando uma marca que será lembrada com respeito e gratidão.
Todos aqueles que integram a família do Futebol Clube de Penafiel —jogadores, equipa técnica, colaboradores, sócios e adeptos— manifestam a sua consternação perante tão dolorosa perda e endereçam as mais sentidas condolências à sua família e amigos.
Como sinal de reconhecimento e homenagem, o Clube prestará um sentido tributo à memória de D. Joaquim Oliveira no jogo deste domingo frente ao UD Oliveirense, no Estádio 25 de Abril.”