Como se tornar um investidor no mercado financeiro
Fotografia: Direitos Reservados

Quando pensamos no futuro, refletimos sobre como começar a investir nosso dinheiro para ter uma reserva financeira. Para muitos essa possibilidade pode parecer bastante remota, entretanto existem diversas formas para realizar investimentos desde a forma mais acessível e de baixo risco a aquela mais sofisticada e que apresenta um risco maior.

Atualmente existem diversas formas de investimentos, que cabem em todos os bolsos, desmistificando o que muitos acreditam, que investir é somente para os mais endinheirados.

A renda variável também apresenta opções de investimentos com pequenos montantes, há alguns investimentos que podem ser feitos com pequenos aportes usando o mercado fracionário.

As aplicações da renda fixa têm riscos mais baixos que as de renda variável, porém ambas andam lado a lado, sendo suas proporções que variam de acordo com o perfil de cada investidor, objetivos e qual tolerância este está disposto a arriscar.

Como investir?

Estabeleça metas e objetivos, se uma delas é assegurar uma reserva financeira e ter uma aposentadoria mais confortável e tranquila, tenha em mente os prazos de investimentos que pretende aplicar seu dinheiro. Investir em mais de um tipo de ativo, além de reduzir os riscos de investir tudo em um só ativo, também podem trazer mais rentabilidade.

Investir a curto prazo

Os investimentos e aplicações a curto prazo tem uma duração média de até um ano, aqui as aplicações e investimentos de liquidez diária são as mais recomendadas.

Investir a médio prazo

A duração média desse tipo de aplicação é entre um ano a cinco anos. Alguns perfis de investidores buscam esse tipo de investimento por pelo menos parte dele estar aplicado em algum ativo que tenha um certo grau de volatilidade e risco moderado, podendo ou não ter liquidez diária.

Investir a longo prazo

Aplicações e investimentos com um período maio que cinco anos. A longo prazo é possível investir em ativos com maior volatilidade no mercado e por períodos mais longos, o que pode implicar maior risco como também pode resultar em uma lucratividade maior. Investidores mais experientes e com perfil de investidor mais ousado optam por esse tipo de investimento.

Perfil de investidor

Antes de começar a investir no mercado financeiro é importante saber qual é o seu perfil de investidor. Traçando esse perfil é possível saber qual o grau de risco seu perfil está mais propenso, ajuda a nortear quais ativos são mais adequados para que inicie suas aplicações, e assim evita surpresas desagradáveis no futuro. Algumas corretoras de investimentos e instituições financeiras ajudam a traçar seu perfil de investidor, além de usar plataformas como MetaTrader 5 para auxiliar e facilitar as negociações.

Investir em fundos imobiliários – FIIs

Os FIIs, conhecidos também como, fundos de investimentos imobiliários são destinados aos investidores com perfil voltado para o mercado de imóveis. O FII trabalha com diversas estratégias sendo a mais como a aplicação de dinheiro para a construção de um bem imóvel ou compra de imóveis já construídos para posteriormente serem alugados. Um gestor é responsável pela administração do patrimônio desse fundo, que seleciona os melhores investimentos em que o capital será investido, a rentabilidade dessas operações é dividida proporcionalmente a cada investidor.

CFDs em criptomoedas

Os contratos por diferença são usados nos mais variados tipos de ativos do mercado financeiro e são bastante populares. Estes contratos permitem que se especule uma futura direção dos valores das criptomoedas o que permite a compra de uma fração que caiba no seu bolso.

Investir em HEDGE – fundo de cambio

Investimentos em HEDGE são transações com base nas moedas estrangeiras, essas não são negociadas entre si, mas sim seus ativos e derivativos que estão entrelaçados ao par de moedas a serem negociadas.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.