CIM

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa apresentou o projeto NODUS, um projeto que vai dar resposta às crianças com autismo da região do Douro, Tâmega e Sousa.

O projeto NODUS – Resposta para o Autismo do Douro, Tâmega e Sousa, uma iniciativa intermunicipal pioneira que visa apoiar crianças até aos 4 anos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo e suas famílias, residentes nos 11 municípios da região, foi apresentado instalações do antigo Jardim de Infância de Rans, em Penafiel, local onde funcionará o serviço.

A cerimónia de apresentação do projeto contou com a presença de representantes das entidades parceiras, técnicos especializados, profissionais de saúde e educação, autarcas e membros da comunidade local, entre os quais o Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, da representante do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa, Filipa Carneiro, da Diretora de Pediatria e Neonatologia da ULS Tâmega e Sousa, Edite Tomás, e do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado. Todos reconheceram, de forma unânime, a importância do trabalho desenvolvido em colaboração, destacando o valor da cooperação entre entidades numa região que se quer mais justa, mais próxima e mais preparada para apoiar quem mais precisa.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e em copromoção com a APADIMP – Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel e pela Associação de Solidariedade Social e Cultura para o Desenvolvimento de Rans, o projeto conta ainda com a orientação e supervisão clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa.

Além das entidades promotoras, o protocolo de cooperação inclui ainda o Município de Penafiel, a ULS do Alto Ave e o Centro Distrital de Segurança Social do Porto.

O edifício onde o NODUS vai funcionar é propriedade da Câmara Municipal de Penafiel, que assegurou, com recursos próprios, as obras de reabilitação necessárias para adaptar o espaço a este projeto.

O NODUS é cofinanciado pela União Europeia, através do programa NORTE 2030 e do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), e representa uma resposta pioneira na região, baseada num modelo articulado, multidisciplinar e de intervenção precoce. Assegura acompanhamento clínico e social especializado às crianças e apoio contínuo às famílias, desde a confirmação do diagnóstico realizada pelo Serviço Nacional de Saúde.

“Com esta resposta inovadora, o Douro, Tâmega e Sousa reforça o compromisso com a inclusão ativa, a saúde infantil e a coesão social, promovendo uma rede estruturada e integrada de apoio para toda a região”, refere a CIM do Tâmega e Sousa.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário