cidade 1

A cidade de Penafiel celebra no próximo dia 3 de março o seu dia maior: o dia em que há 250 anos a vila de Arrifana de Sousa recebeu o título de cidade pela mão do Rei D. José I, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, assim, uma das cidades mais antigas do país.

“Este será um dia muito especial para a nossa comunidade”, afirmou ao Jornal IMEDIATO Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, dando nota de que este ano, se o tempo assim o permitir, a sessão solene acontecerá no Largo da Ajuda, “mais próximo de toda a comunidade”.

Neste dia “especial”, o município de Penafiel vai descerrar uma placa de homenagem a todos os penafidelenses que se dedicaram a servir o concelho e que contribuíram para o seu desenvolvimento da cidade, “tornando-a naquilo que ela hoje é”.

Vai ainda ser lançada a primeira pedra do Ponto C – Cultura e Criatividade, uma sala de espetáculos há muito ansiada para a cidade.

Segundo o edil municipal, este dia será também de anúncios de novos projetos, “que vão marcar o futuro da cidade e a maioria de todos aqueles que procuraram ao longo dos anos, projetá-la na região”. Os projetos anunciados serão a nova central de transportes que vai nascer junto à estação de Novelas e a via da Nova Encosta, que vai ligar a variante do Cavalum às traseiras da Biblioteca Municipal, “alargando a malha urbana da cidade”.

Apresentações dos projetos e feitas as homenagens, as celebrações do 3 de março na cidade de Penafiel vão terminar com um espetáculo piromusical, pela Orquestra do Norte, no Jardim do Sameiro. “Convido todos os penafidelenses a saborear este dia que tem um sabor especial para todos”, rematou o autarca.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.