Está a decorrer no Parque de Exposições de Paços de Ferreira a Conferência Internacional sobre Educação de Infância e Creches, dedicada ao tema “Educar e Transformar pela Arte e Natureza”, uma iniciativa que antecede o lançamento da nova Rede Municipal de Creches de Paços de Ferreira.
A conferência internacional centrada na educação de infância, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância), reúne especialistas internacionais e nacionais em educação.
Esta rede pública vai disponibilizar 546 vagas gratuitas em 13 Centros Escolares do concelho, destinados a crianças dos 4 meses aos 3 anos.
O modelo assenta numa visão educativa inclusiva, com base em abordagens como Reggio Emilia, Waldorf e Forest Schools, promovendo o desenvolvimento integral da criança e a igualdade de oportunidades.
A nova Rede Municipal de Creches insere-se numa estratégia educativa mais ampla, delineada na Carta Educativa 2G (2024), que visa responder à reduzida taxa de cobertura na educação de infância.
Esta medida complementa outras políticas municipais já em curso na área da educação, como a gratuitidade universal das refeições e dos transportes escolares, o ensino da natação aos alunos dos terceiro e quarto anos, o acompanhamento por equipas multidisciplinares nas escolas do concelho, entre muitas outras medidas e políticas municipais na área da educação.