1 1


40 alunos da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), em Gandra, Paredes, estão de quarentena, depois de uma estudante do polo universitário ter testado positivo para o novo coronavírus. Os alunos de duas turmas de Fisioterapia estão assintomáticos e vão ser testados esta semana.

O primeiro caso na cooperativa foi de uma aluna francesa que se preparava para regressar às aulas assistências do curso de Fisioterapia. Foi identificado durante um procedimento adotado pelo estabelecimento de ensino, para que os alunos possam ter acesso às aulas presenciais, que estão atualmente reduzidas a duas turmas a cada quinze dias. Segundo Miguel Martins, coordenador do Gabinete de Marketing e Relações Pública da CESPU, “os alunos fazem uma consulta de despistagem 15 dias antes de voltarem às aulas e cumprem 14 dias de quarentena. No dia anterior ao regresso fazem nova consulta ou têm que apresentar um teste negativo à covid-19, para poderem assistir às aulas”.

Na impossibilidade de participar na consulta, a aluna em questão realizou um primeiro teste que deu inconclusivo. Dias depois, um segundo teste e o resultado foi positivo.

Durante este período, a aluna não assistiu às aulas, nem acedeu ao polo universitário. Contudo, nesse período de três dias entre a realização dos testes e os resultados, teve contacto direto com 19 colegas de turma. “Mas tínhamos as duas turmas a ter aulas e poderiam ter havido contactos entre eles. Então decidimos colocar os 40 alunos das duas turmas em quarentena”, explicou Miguel Martins, acrescentando que se encontram todos assintomáticos e em isolamento e vão realizar testes ao novo coronavírus, por ordem da delegada de saúde, esta quinta-feira.

Ao longo da pandemia, a CESPU tem adotado todas as medidas de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde, tendo ainda suspendido todos os estágios que aconteciam em várias unidades hospitalares da região.

Face a esta situação, a Câmara Municipal de Paredes reforçou a vigilância na zona, através da GNR e da Polícia Municipal, apostando ainda em mais sensibilização.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.