cmpenafiel

A Assembleia Municipal de Penafiel aprovou, com a abstenção dos eleitos pelo Partido Socialista (PS), as contas relativas ao ano de 2024, contas estas que para o executivo liderado por Antonino de Sousa são reflexo de “resultados excecionais óbitos ao longo dos últimos 12 anos, entre 2012 e 2024.

Durante o referido período, o município teve uma receita total de 580 milhões de euros, tendo investido mais de 390 milhões de euros – o que representa cerca de 70% da receita total – em “áreas estruturantes para o concelho”, como a educação, a área social, edifícios, rede viária e desporto.

Em 2012, a Câmara Municipal apresentava um total de empréstimos de 14 milhões de euros, tendo reduzido esse valor para seis milhões de euros em 2024. Contratualizou em 2021 um financiamento de 4,5 milhões de euros através da Linha do Banco Europeu de Investimento (BEI) sem o qual o valor atual da dívida seria de apenas 1,5 milhões de euros.

A dívida a terceiros caiu de 16 milhões de euros em 2012 para 8,5 milhões de euros em 2024, dos quais 2,7 milhões dizem respeito a adiantamentos de faturas no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente para creches, centros de saúde e habitação. Excluindo esses adiantamentos, a dívida real a terceiros estaria nos 5 milhões de euros.

Durante estes 12 anos, o município de Penafiel reduziu ainda os pagamentos em atraso, que passaram de 13 milhões de euros em 2012 para 40 mil euros em 2024, representando uma redução de quase 100%. Também o prazo médio de pagamentos registou uma melhoria significativa, baixando de 307 dias em 2012 para 33 dias em 2024, revelando a crescente eficiência dos serviços municipais e o cumprimento atempado dos compromissos assumidos.

Estes resultados financeiros reforçam a estabilidade e o rigor da governação municipal, marcada por uma gestão equilibrada, com forte capacidade de investimento e sem comprometer a sustentabilidade das contas públicas.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “os últimos três mandatos têm sido particularmente desafiantes, com exigências acrescidas e, pelo meio, com alguns contextos externos difíceis”. “Ainda assim, conseguimos manter uma gestão financeira de excelência, reduzindo a dívida, antecipando pagamentos e mantendo a estabilidade das contas municipais. Mais importante ainda: fizemos tudo isto sem parar de investir, sem travar o desenvolvimento do nosso concelho e com uma forte capacidade de atrair investimento público e privado para Penafiel. Em todas as freguesias há obra feita, há respostas sociais reforçadas, há mais e melhores condições para viver, estudar, trabalhar ou praticar desporto. Estes resultados são o reflexo de uma estratégia sólida, responsável e orientada para o bem-estar das pessoas. A aprovação das contas sem votos contra é, assim, mais uma prova de que Penafiel está no caminho certo: com contas equilibradas, investimento robusto e melhoria contínua da qualidade de vida dos seus cidadãos”, frisou.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *