A aldeia de Figueira, no concelho de Penafiel, volta a ser palco de uma das mais emblemáticas manifestações culturais da região com a realização do Auto dos Reis Magos 2026. O evento decorre amanhã e domingo, dias 10 e 11 de janeiro, e mobiliza toda a comunidade local, afirmando a força da tradição, da criação artística e da identidade coletiva.
Com um programa diversificado que cruza música, teatro, circo, artesanato e gastronomia, o ponto alto do evento será a encenação do Auto dos Reis Magos, uma manifestação secular que transforma as ruas da aldeia num verdadeiro palco ao ar livre, com representações no sábado, dia 10, às 18h00, e no domingo, dia 11, às 15h00.
O Auto dos Reis Magos de Figueira assume-se como um festival cultural comunitário, que promove a recuperação e valorização das tradições locais, ao mesmo tempo que integra propostas artísticas contemporâneas, num diálogo entre o sagrado e o profano, o passado e o presente.
A iniciativa é organizada pelo Grupo de Educação e Estudo da Natureza (G.E.N.O.M.A.), com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, da Junta de Freguesia de Lagares e Figueira e da Associação para o Desenvolvimento da Figueira.
Para Nuno Guedes, da direção do G.E.N.O.M.A.,“O caminho traçou-se, a estrela guiou-nos e a espera está prestes a terminar. É com imensa alegria que revelamos o cartaz completo do Auto dos Reis Magos 2026. Na próxima semana, Figueira transforma-se. As nossas ruas deixam de ser apenas passagem para serem palco, e o frio de janeiro dará lugar ao calor de um encontro que cruza teatro, música e tradição. Do sagrado ao profano, do tradicional ao contemporâneo, os nomes deste cartaz são presentes que queremos partilhar com todos.”
O responsável destaca ainda a importância do trabalho em rede, “Para erguer um evento desta natureza, a união é fundamental. Agradecemos à Câmara Municipal de Penafiel por caminhar ao nosso lado, num apoio institucional que reflete o empenho coletivo na preservação deste património que é nosso. O nosso profundo obrigado a todos os artistas que aceitaram encontrar em Figueira uma casa para partilhar a sua arte.”
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, o Auto dos Reis Magos é um “exemplo claro da vitalidade cultural do concelho”. “O Auto dos Reis Magos de Figueira é um evento único, profundamente enraizado na identidade local e, ao mesmo tempo, aberto à criatividade e à inovação. Trata-se de uma iniciativa diferenciadora, que valoriza o território, envolve a comunidade e projeta Penafiel como um concelho onde a tradição é vivida com autenticidade e futuro”, referiu o autarca, assegurando que “a Câmara Municipal continuará a apoiar iniciativas como esta, que preservam o património imaterial e reforçam a coesão cultural e social”.
Ao longo dos dois dias, os visitantes poderão ainda usufruir do Mercado Real, da restauração tradicional, de espetáculos de rua e de diversas propostas artísticas espalhadas por vários pontos da aldeia, num ambiente festivo e familiar.
Programa:
Sábado | 10 de janeiro
Abertura do Mercado Real – 10h
Abertura da Restauração – 12h
Figos D’Oiro (Música) – Coreto – 13h
Orfeão de São Pedro da Cova “À Espera do 10” (Teatro) – Campo do Pontes – 14h
Os Kota Parte (Música) – Coreto – 15h
Bandalhada (Música) – Ruas – 16h
Leirena Teatro e Ponto C “Estações Efémeras” (Teatro) – Aldeia – 16h30
Auto dos Reis Magos – 18h
Maria Quê (Música) – Campo do Pontes – 21h
La Paglia e Companhia (Circo) – Espetáculo de Rua – 21h45
Aramaeh (Música) – Campo do Pontes – 22h
O Pedro e a Família “Cartas de Sean’ar” – Madeiro – 23h
Domingo | 11 de janeiro
Abertura do Mercado Real – 10h
Abertura da Restauração – 12h
Coros da Escola de Música da Banda Musical de Lagares (Música) – Coreto – 13h
Grupo Zés P’reiras de Galegos (Música) – Ruas – 13h45
Leirena Teatro e Ponto C “Estações Efémeras” (Teatro) – Aldeia – 14h
Auto dos Reis Magos – 15h
CêTeatro “As Janeiras” (Teatro) – Espetáculo de Rua – 17h30
CRUA (Música) – Campo do Pontes – 18h

