Sabia que mais de metade da população mundial poderá ser míope em 2050, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde? Esta prevalência corresponde a cerca de 5 mil milhões de pessoas. Hoje, a miopia já afeta cerca de 30 a 40% dos jovens adultos na Europa e nos Estados Unidos (EUA), atingindo uma prevalência alarmante de 70 a 90% em adolescentes e jovens adultos de países do Leste Asiático, como Singapura ou Coreia do Sul. Por sua vez, o astigmatismo, que provoca visão distorcida em todas as distâncias, também é muito frequente, afetando 35-45% dos adultos da Europa e EUA.
Estes erros refrativos não são apenas um simples incómodo. Afetam o rendimento escolar das crianças, a produtividade no trabalho e até a segurança na condução. Felizmente, existem várias formas de os corrigir. Os óculos e as lentes de contacto continuam a ser opções eficazes, mas cada vez mais se procuram correções definitivas e que permitam independência destes dispositivos.
A cirurgia refrativa com recurso a laser (LASIK e PRK) revolucionou a forma como tratamos a miopia e o astigmatismo. São procedimentos rápidos, seguros e praticamente indolores, que alteram o formato da córnea para permitir que a luz se foque corretamente no centro da retina. Na maioria dos casos, o doente recupera a visão funcional em poucas horas e, em poucos dias, consegue retomar a sua rotina habitual.
Já tive a oportunidade de ajudar inúmeras pessoas entre os 21 e 30 anos, com o propósito de ingressar para as instituições policiais onde a independência de óculos é um requisito. Todos usavam óculos desde o final da sua infância e apresentavam miopia e/ou astigmatismo, que comprometiam a sua capacidade de ingressar nestas instituições e progredir dentro das mesmas. Após cirurgia refrativa laser, é frequente partilharem connosco a alegria de, pela primeira vez, conseguirem fazer desporto, trabalhar ou conduzir sem necessitarem de nenhum auxílio e, eventualmente, conseguirem seguir os seus sonhos. Pequenos momentos que fazem toda a diferença.
É importante sublinhar que a cirurgia refrativa não está indicada para todas as pessoas, e apenas uma avaliação oftalmológica completa pode determinar a melhor solução. No entanto, investir na saúde visual, seja através de exames regulares, seja escolhendo o tratamento mais adequado, é investir na qualidade de vida.
Neste Dia Mundial da Visão, o apelo é simples: cuide dos seus olhos. Porque ver bem é, também, viver melhor.