No ano letivo que está prestes a começar, o Turismo de Portugal vai apoiar os alunos da sua rede de escolas de hotelaria e turismo com uma ajuda financeira para suportar os custos de alojamento. Adicionalmente, todos os alunos que frequentarem uma das 12 escolas da referida rede vão ter também direito a alimentação gratuita. As candidaturas para o ano letivo de 2025/2026 decorrem até 9 de setembro.
Numa altura em que o acesso ao alojamento é cada vez mais desafiante e dispendioso, o Turismo de Portugal assume a responsabilidade de promover políticas que respondam às dificuldades dos estudantes e das suas famílias. Estes apoios traduzem-se num fator determinante de equidade e inclusão e permitem que mais jovens escolham uma das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo sem que o custo com alojamento seja um obstáculo, contribuindo assim para a coesão territorial e o acesso à formação de qualidade.
O apoio ao alojamento é atribuído mensalmente e pode atingir até 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Destina-se a estudantes que residam a mais de 50 km da escola ou que não disponham de transporte compatível com os horários da formação.
Paralelamente, é lançada a gratuitidade da alimentação durante o período letivo garantindo aos alunos uma alimentação diversificada e saudável, aliviando as famílias desse encargo e valorizando a componente prática das escolas de hotelaria, onde a alimentação de qualidade é parte integrante da formação profissional.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “o Turismo de Portugal reforça o seu compromisso com a formação profissional em turismo ao promover de forma contínua a igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Através destas novas condições, proporcionamos aos alunos um ambiente de aprendizagem de excelência, com recursos e apoios que contribuem para o seu sucesso académico e profissional. Investimos no presente para garantir que o futuro do turismo em Portugal seja cada vez mais forte e sustentável.”
Os apoios agora disponibilizados abrangem os alunos em continuidade, os que se matricularam na primeira fase de candidaturas, terminada em 18 de julho, e os estudantes que se inscrevam na segunda fase, que decorre até 9 de setembro de 2025.