A cidade de Penafiel é palco das gravações da série “O nosso cônsul em Havana”, uma produção da RTP, que retrata os dias em que o escritor e diplomata Eça de Queirós foi cônsul em Havana e a sua luta contra a escravatura de chineses e de africanos. Dirigida e produzida por Francisco Manso, a série é protagonizada por Elmano Sancho – que veste a pele de Eça de Queirós – e conta no elenco com nomes como Luísa Cruz, Leonor Seixas, Joaquim Nicolau, entre outros.
O enredo da série “O nosso cônsul em Havana” vai desenvolver-se ao longo de 13 episódios, de 45 minutos e estreará na primavera. Penafiel é uma das cidades que serve de palco à história, a par com Ílhavo, São Pedro do Sul e Castelo de Vide. Há ainda cenas gravadas em Cuba e Espanha, numa produção que tem como parceiros as autarquias onde se desenvolve e a Inatel.
Em Penafiel, atores e produtor reuniram com os parceiros da série, enquanto decorria na Assembleia Penafidelense uma cena entre Eça de Queirós, interpretado por Elmano Sancho e Esteves, um funcionário do consulado e secretário de Eça de Queirós, que é representado por Joaquim Nicolau.
A série, produzida pela RTP, reflete uma “aposta permanente” da estação pública na ficção nacional e na produção de séries de época. “Este conteúdo ficará para a história porque retrata um aspeto desconhecido da vida do autor”, afirmou José Fragoso, diretor de programas da RTP. Vai ser transmitida pela primavera, em horário nobre na RTP1.
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacou a forma “ativa” como a comunidade tem acompanhado as gravações da série, que conta com elementos do Grupo de Teatro das Termas de São Vicente como figurantes. O autarca referiu ainda o destaque que a série dá ao concelho de Penafiel, através das cenas gravadas em edifícios penafidelenses.
As gravações na cidade de Penafiel vão acontecer até ao próximo dia 23 de dezembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *