O Município de Penafiel, através da entidade responsável (Penafiel Verde) pelos serviços de abastecimento de água e saneamento, é uma das mais de 20 cidades europeias que já subscreveram a “Declaração do Porto sobre a Agenda Urbana da Água 2030 “.

Através da assinatura do documento, Penafiel compromete-se a apoiar os esforços das cidades e da Comissão Europeia para acelerar a implementação de políticas e práticas com vista à gestão sustentável da água que contribua para o cumprimento dos objetivos da UE em matéria de política da água.

As prioridades sublinhadas na “Declaração do Porto” passam pela abordagem integrada de gestão da água e o intercâmbio de conhecimentos entre as cidades, com o objetivo de divulgar e capitalizar as boas práticas na gestão da água urbana. 

A Declaração do Porto, subscrita por várias outras cidades europeias, conta já com os compromissos de Penafiel, Porto, Lisboa, Leeuwarden, Wroclaw, Eindhoven, Bratislava, Copenhagen, Amsterdam, Mannheim, Paris, Stockholm, Murcia, Bonn, Genk, Panevezys, Thessaloniki, Timisoara e Oslo.

Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, referiu que “foi com grande interesse e sentido de responsabilidade que Penafiel tomou conhecimento da iniciativa da Agenda Urbana da Água 2030. Entendemos assinar este compromisso porque em Penafiel continuamos a trabalhar e a promover políticas e práticas para uma gestão sustentável da água. A água é essencial para a vida humana, a natureza e a economia, e uma gestão sustentável a nível urbano é fundamental para garantir a qualidade da água, como acontece em Penafiel.”

Recorde-se que recentemente a qualidade da água de torneira para consumo humano no concelho de Penafiel, foi classificada de 100% segura pelo segundo ano consecutivo de acordo com o relatório anual sobre o Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano, realizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Para Alexandra Almeida, Presidente do conselho de administração da Penafiel Verde E.M., “este é um compromisso e um reconhecimento muito importante para a Penafiel Verde. Somos uma empresa que evidência as boas práticas mantidas na gestão de todo o ciclo urbano da água, e evidenciamos o compromisso da organização com os valores do desenvolvimento sustentável. Ao Estarmos integrados num grupo, que vê e trata a água como um bem valioso, que está disposto a partilhar conhecimento, e que nos irá ajudar a responder aos desafios emergentes no setor da água, é uma mais valia para o Município de Penafiel.”

Este projeto pretende ainda a redução da captação de água a um nível sustentável e a obtenção de um bom estado ecológico dos recursos hídricos, garantindo a eficiência do sistema de água urbana, a sustentabilidade das infraestruturas urbanas de água, a prevenção de inundações e a sensibilização dos cidadãos para a água como um recurso essencial e precioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *