Site icon Imediato – Jornal Regional

Processo de desconfinamento travado. Situação é “complexa”, afirma ministra

Desconfinamento / Covid-19

Ministra do Estado e da Presidência. Fotografia: DR

Portugal vai travar o processo de desconfinamento devido ao aumento do número de novos casos positivos de covid-19, anunciou esta quinta-feira a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após uma reunião do Conselho de Ministros.

Para a ministra, “Portugal encontra-se claramente na zona vermelha da matriz pelo que não existem condições” para seguir com o desconfinamento. Recorde-se que estava planeada para segunda-feira uma nova etapa de desconfinamento, que previa um novo aliviamento de medidas.

Face a uma incidência cumulativa média de 129 novos casos por cem mil habitantes e um R(t) de 1,18, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução para o prolongamento da situação de calamidade até ao final do dia 11 de julho, que “altera as medidas aplicáveis a determinados concelhos”.

Mariana Vieira da Silva descreveu, assim, aos jornalistas a situação do país como “complexa”, sendo que 19 concelhos estão em situação de alerta, com mais de 120 casos positivos por cada 100 mil habitantes, e outros 25 travam no desconfinamento, por registarem duas avaliações com incidências superiores a 120.

Ministra rejeita que exista “descontrolo total da pandemia”

Após a reunião, a ministra rejeitou que exista um “descontrolo total da pandemia”. Ainda que a situação esteja “mais grave”, com expectativas por parte das autoridades de saúde de que o número de novos casos continue a subir, Mariana Vieira da Silva defende que existem “sinais de esperança no horizonte”, como o progresso da campanha de vacinação.

De acordo com a ministra, o país tem vindo a registar “300 mil vacinações completas” semanalmente, sendo o objetivo das medidas “dar tempo a que a vacinação chegue a todas estas idades de maior vulnerabilidade e mesmo a todos os cidadãos”.

Conheça a lista de concelhos em alerta:

Concelhos com duas avaliações negativas:

Exit mobile version