O Município de Paredes foi distinguido com o segundo lugar, no grupo de municípios entre os 50.000 e 100.000 residentes, como “Destino Desportivo do Ano 2026”, promovido pelo programa Municípios Amigos do Desporto, dinamizado pela Cidade Social, empresa especialista nas áreas do Desporto e Ação Social.
O reconhecimento chegou esta sexta-feira, 20 de fevereiro, durante o seminário “Desporto & Turismo — Sinergias para o Desenvolvimento Territorial”, realizado no Cineteatro Messias, na Mealhada. O prémio, integrado no programa Municípios Amigos do Desporto, distingue a autarquia paredense pela forma eficaz como tem integrado a prática desportiva na sua estratégia de promoção turística e desenvolvimento territorial.
A distinção pretendeu reconhecer o trabalho desenvolvido pela autarquia para integrar o desporto na sua estratégia turística e territorial, valorizando o impacto dos eventos desportivos, das infraestruturas e das experiências associadas ao desporto na atração de visitantes, na dinamização económica local e na afirmação dos territórios como destinos ativos e diferenciadores. O vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, marcou presença na cerimónia para receber o galardão, que atesta a vitalidade desportiva do concelho.
Este reconhecimento surge num momento de grande dinamismo para Paredes. Com os olhos postos no futuro, o município será Capital Euro-Atlântica do Desporto em 2027, uma distinção atribuída pelo ACES Europe, que reconhece o trabalho na promoção da atividade física, excelência das instalações e programas inclusivos. O anúncio da nomeação foi feito em setembro de 2025.

