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Mesmo em pandemia, setor agroalimentar fecha 2020 com aumento nas exportações

Mesmo em pandemia, setor agroalimentar fecha 2020 com aumento nas exportações

Setor agroalimentar fecha 2020 com um aumento nas exportações. Fotografia: Ministério da Agricultura

Mesmo num ano marcado pela pandemia de covid-19, as exportações do setor agroalimentar tiveram um comportamento positivo, aumentando 2,5%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em comunicado, o Ministério da Agricultura informou que os maiores aumentos aconteceram nas exportações de “Animais Vivos”, que cresceram 20,9%, bem como as “carnes, miudezas, comestíveis”, com uma subida de 15,7%.

Já as “plantas vivas e produtos de floricultura” cresceram 8,8%, as “frutas: cascas de citrinos e melões” cresceram 6,3%, a agricultura 5,5% e os “vinhos e mostos” 3,2%.

Citada na nota de imprensa enviada, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considera que estes dados “evidenciam a resiliência e a capacidade de trabalho dos agricultores portugueses e de todo setor agroalimentar”, bem como “a eficácia das medidas de crise adotadas para apoiar o setor”.

Vinhos portugueses rendem 846 milhões de euros em exportações

Segundo os dados do INE, os vinhos portugueses aumentaram não só o seu volume de exportações, em 5,3%, mas também o valor gerado, em 3,2%, com um resultado de 846 milhões de euros, mais 26 milhões de euros do que em 2019.

Para este resultado, a contribuição mais significativa foi registada nos mercados do Brasil, França, EUA, Reino Unido e Canadá, que são, assim, os cinco mercados mais importantes.

Para o Brasil, de janeiro a dezembro 2020, registou-se um aumento de cerca de 26,5%, em volume, e de 23,5 %, em valor, representando cerca de 68 milhões de euros.

Por sua vez, as exportações para os EUA cresceram 13,5%, em volume, e 3,1%, em valor, num total de 92 milhões de euros. Já para o Reino Unido, houve um acréscimo de 26,9%, em volume, e 16,2%, em valor, num um total de cerca de 90 milhões de euros.

No caso do Canadá houve um acréscimo de 6%, em volume, e 4,9%, em valor, com um total de cerca de 50 milhões de euros.

Já no mercado comunitário, destaca-se o mercado francês (com 110,5 milhões de euros) que continua a liderar o mercado de exportação do vinho nacional. Segue-se a Alemanha (47,5 milhões de euros) e, em terceiro lugar, os Países Baixos (com 47 milhões de euros).

O mercado francês continua a liderar o mercado de exportação do vinho nacional, revelando, no entanto, uma diminuição em volume de cerca de -2%, em ciclo com o mercado comunitário, que apresenta um decréscimo de -11,1%.

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