Site icon Imediato – Jornal Regional

Várias escolas da região já aderiram ao projeto «Heróis da Fruta» para prevenir obsidade infantil

Heróis da Fruta

Fotografia: Heróis da Fruta

Já 11 escolas da região do Vale do Sousa aderiram à iniciativa «Heróis da Fruta», que, na sua 10ª edição, pretende continuar a combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas como a obesidade, diabetes ou cancro, através de uma alimentação mais saudável.

O projeto, dinamizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), exige cinco minutos diários ao longo de 25 dias úteis -cinco semanas letivas consecutivas-, indica a organização, explicando que, após a inscrição, os responsáveis receberão por e-mail o «Guia dos Heróis da Fruta», com as orientações a implementar ao longo do ano letivo.

Até ao momento, já mais de 1.300 escolas em todo o país se inscreveram para participar na iniciativa. Destas, 113 situam-se no distrito do Porto e 11 pertencem à região do Vale do Sousa. O concelho de Felgueiras é o que maior número de inscrições apresenta, cinco. Já do concelho de Paredes partiram quatro candidaturas, enquanto de Paços de Ferreira e Lousada uma.

O presidente da APCOI e coordenador nacional do «Heróis da Fruta», Mário Silva, afirma que “a aposta na prevenção da obesidade infantil em Portugal tem dado bons resultados. Em 2019, a OMS apontou Portugal como uma referência a seguir por outros países por ter conseguido diminuir em quase 10% a percentagem de crianças com excesso de peso nos últimos dez anos. No entanto, no mesmo estudo, que comparou a prevalência desta doença em 21 países europeus, Portugal ainda ocupava o quinto lugar do ranking. Até 2025, queremos chegar a todas as escolas do país com o projeto Heróis da Fruta”, revelou o responsável, citado em comunicado de imprensa.

Este projeto está aberto a todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados com turmas de pré-escolar, 1º ciclo, ATL, CATL e NEE, podendo a inscrição ser efetuada por professores e educadores de infância, por docentes responsáveis, bibliotecas escolares ou projetos de educação para a saúde, coordenadores pedagógicos, diretores de agrupamento ou técnicos municipais, como por exemplo nutricionistas, indica a nota.

As inscrições são gratuitas e estão abertas aqui até 16 de outubro. Conheça a lista de escolas da região que já se inscreveram no programa «Heróis da Fruta»:

Exit mobile version