Site icon Imediato – Jornal Regional

Utentes de ginásio fazem parque em cima da zona de circulação

Estacionamento

Leitores enviaram fotos da confusão de viaturas que impede uso da ciclovia

Restaurante Brejeiro

Apresentada pelo município como a forma de “melhorar a mobilidade e acessibilidade” entre as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde a ciclovia, cujo percurso permite o uso pedonal e ciclável por parte da população, ainda não está completa e já revela problemas de falta de civismo por parte dos automobilistas. A abertura de um ginásio desportivo no início do mês na Avenida de São Domingos (próximo ao Ferrara Plaza) trouxe um problema para o percurso de 2,4 km´s que unirá as duas cidades. Foram vários os leitores do IMEDIATO a enviarem fotos que revelam a falta de civismo por parte de utilizadores desse espaço desportivo, pois estacionam as suas viaturas em cima da ciclovia, interrompendo-a por vários metros. “Ciclovia? Ou parque de estacionamento de luxo? Se é para ser usado por carros porque não deixaram ficar como estava? As bicicletas têm que descer à estrada; os peões também….” Foram algumas das mensagens que recebemos sobre a situação que está a causar a indignação dos utentes pedonais do percurso.
Neste sentido, cabe às autoridades municipais ou policiais a fiscalização do local, de forma a “educar” os automobilistas que diariamente prevaricam na utilização abusiva do percurso para parque de estacionamento.

Segunda fase da obra já em andamento

Recorde-se que o projeto da ciclovia que liga Paços de Ferreira, Carvalhosa e Freamunde, segundo a autarquia, tem a primeira fase “praticamente concluída, seguindo-se agora a sua continuação até à cidade de Freamunde”.
As obras da segunda fase já iniciadas são um investimento financiado por fundos comunitários, no valor de aproximadamente 1,3 milhões de euros, e que vai permitir ter as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, bem como a zona comercial de Carvalhosa, “unidas através de uma infraestrutura moderna e com enormes vantagens em termos de mobilidade urbana e também ambientais”, segundo informou o município pacense.
As obras desta segunda fase têm como prazo de conclusão o verão do próximo ano.

Exit mobile version