A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) assinalou esta sexta-feira, dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental com uma sessão aberta à comunidade, no Hospital de São Gonçalo, em Amarante, para apresentar o projeto SocialMente – Tratamentos Assistidos com Cães, uma iniciativa inovadora que alia saúde mental, inclusão social e terapia assistida por animais.
O Bono, o cão terapeuta do projeto, foi a grande estrela da manhã, encantando jovens, famílias e profissionais que participaram neste momento de partilha, sensibilização e bem-estar. O programa incluiu momentos de interação, demonstrações práticas, um mural coletivo dedicado à saúde mental e uma caminhada simbólica de encerramento, simbolizando o compromisso coletivo com a promoção da saúde mental.
Durante a sessão, os participantes puderam interagir com o Bono, acompanhado por António e Sílvia, da Associação Santuário Animal Vida Boa, e conhecer de perto o impacto positivo das terapias assistidas com animais na promoção do bem-estar psicológico e emocional.
Esta apresentação marcou o arranque público de um projeto diferenciador na área da saúde mental, reforçando o compromisso da ULSTS em desenvolver respostas inovadoras, integradas e humanizadas, que promovam o bem-estar psicológico e a inclusão social dos jovens.
Sobre o projeto
A ULSTS, através do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, estabeleceu um protocolo com a Associação Santuário Animal Vida Boa – Proteção e Preservação dos Animais e Natureza (Vila Real), responsável pela implementação dos Serviços Assistidos com Cães, para desenvolver o projeto SocialMente.
O projeto é financiado pelo Portugal Inovação Social 2030 – Parcerias para a Inovação Social e destina-se a jovens entre os 13 e os 29 anos com perturbações do neurodesenvolvimento, espetro do autismo e quadros ansiosos que dificultam a integração social.
Embora as sessões terapêuticas tenham arrancado a 23 de setembro, esta apresentação pública assinalou oficialmente o arranque junto da comunidade e dos profissionais da ULSTS. O projeto visa combater o isolamento social e promover a inclusão e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais.
Para Carla Maia, diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da ULSTS, “este projeto representa um passo importante na promoção da saúde mental e na construção de percursos de vida mais integrados e felizes para estes jovens.”
Atualmente, encontram-se cerca de 30 adolescentes sinalizados para integrar o SocialMente, que decorrerá em quatro ciclos de quatro meses, abrangendo 20 jovens por ciclo. Cada sessão é conduzida por um guia especializado, acompanhado por uma psicóloga e/ou assistente social, garantindo a segurança e o bem-estar dos participantes e dos animais.