A administração da Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa (ULS TS) garante que todos os doentes estão a ser assistidos e desmente a existência de caos ou doentes nos corredores, apesar de operar no nível máximo do plano de Inverno.
Na sequência de notícias “de cariz alarmista” que têm sido veiculadas, a administração da ULS TS veio esclarecer “com verdade, rigor e transparência”, a população, garantindo que apesar do período que se atravessa, de elevada afluência aos serviços de urgência, “nenhum doente fica para trás” e que não existem doentes nos corredores, “situação que desmente a ideia de rutura ou caos assistencial”.
Explica ainda que perante este cenário foi ativado um conjunto de medidas de reforço da resposta assistencial, no âmbito do Plano Sazonal de Inverno, que levou a um reforço das equipas clínicas e assistenciais, assim como ao aumento da capacidade de internamento, incluindo a contratualização de camas com os setores social e privado. Além disso, foram ainda adiadas as cirurgias não urgentes e está a ser feita uma monitorização permanente da procura e da capacidade de resposta dos serviços.
“Apesar da forte pressão a que está sujeita, a ULS Tâmega e Sousa tem garantido a prestação de cuidados de saúde a todas as pessoas que recorrem aos serviços de urgência dos seus hospitais”, referiu o Hospital, acrescentando que “não está nem nunca esteve em causa a assistência aos doentes. Na ULS Tâmega e Sousa, todos os utentes são tratados com competência técnica, profissionalismo e humanidade”.
“Este esforço contínuo só é possível graças ao empenho de profissionais altamente qualificados, dedicados e comprometidos, que têm demonstrado um enorme sentido de missão no cuidado à população da região”, concluiu a ULS TS.
