A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai realizar o V Seminário Intermunicipal da Educação, subordinado ao tema “Orientação Vocacional e Profissional: Propostas para uma Política Pública Territorializada”. A sessão decorre no próximo dia 28, no Parque de Exposições de Paços de Ferreira, numa parceria da CIM com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira e integrado nas Jornadas da Educação 2026 do município.
No âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), promovido pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Regional do Norte 2030 (NORTE 2030) / Fundo Social Europeu Mais (FSE+), o seminário abordará uma das atividades do programa de Orientação Vocacional e Profissional do Douro, Tâmega e Sousa. Este projeto tem como objetivo apoiar jovens entre os 12 e os 18 anos no reconhecimento das suas competências e interesses, promovendo decisões informadas e a construção de percursos educativos e profissionais alinhados com o seu potencial e com as oportunidades existentes no território. O projeto envolve todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas da região do Douro, Tâmega e Sousa, os seus profissionais de educação e psicologia, os alunos, os professores, as famílias, as autarquias, o tecido económico e a comunidade em geral.
O seminário contará com a participação de oradores de reconhecida competência nas áreas da educação, psicologia, orientação vocacional e desenvolvimento territorial, provenientes do meio académico, institucional e intermunicipal, fomentando o diálogo entre conhecimento científico, políticas públicas e práticas no terreno.
Ao longo do dia serão debatidos modelos de orientação vocacional, o papel dos territórios na transição dos jovens para o mercado de trabalho e a partilha de boas práticas já desenvolvidas em várias sub-regiões, nomeadamente, no Douro, Tâmega e Sousa.
Com esta iniciativa, a CIM do Tâmega e Sousa, reforça o seu compromisso com o sucesso educativo, a inclusão social e a capacitação dos profissionais que acompanham os jovens na construção de escolhas conscientes e informadas.
A participação no seminário é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
