A temporada 2025 do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross terminou neste fim de semana, com o 75.º Ralicross de Lousada a marcar o encerramento de mais um ano intenso de competição. Perante um público vibrante e numeroso, Rafaela Barbosa voltou a demonstrar todo o seu talento e determinação, conquistando uma vitória autoritária na Divisão 1 das 2 Rodas Motrizes (2RM/div.1).
Depois de um ano marcado por momentos de grande brilho, a piloto de Paços de Ferreira confirmou em Lousada o excelente nível competitivo que evidenciou nas rondas finais do campeonato. Com um ritmo forte desde os treinos, a corrida 1 trouxe desafios, com problemas técnicos que impediram a piloto de Paços de Ferreira de terminar a prova.Nas rondas seguintes esteve sempre na luta pelas primeiras posições nas restantes, o que lhe valeu a passagem à meia-final que também dominou. O melhor estava reservado para o fim, com uma prestação sublime da jovem piloto, que dominou por completo a final, vencendo com larga margem para a concorrência, encerrando a época da melhor forma possível. Três vitórias consecutivas nas últimas três provas do ano e quatro triunfos em toda a temporada.
Apesar do triunfo, o título acabou por escapar. Para as contas finais do título são apenas contabilizados os seis melhores resultados das oito provas disputadas e, tudo somado, o tão desejado título escapou por pouco.
No final do fim de semana, Rafaela Barbosa fez um balanço muito positivo da temporada, apesar da desilusão do título. “Saio de Lousada muito feliz. Conseguimos terminar a temporada com uma vitória, a terceira consecutiva e isso deixa-me orgulhosa de todo o trabalho que fizemos este ano. Claro que gostaria de ter conquistado o título, mas o desporto é assim. Quero dar os parabéns ao Bruno Lima pela sua conquista. O importante é saber que demos tudo em pista, prova após prova, e que fomos sempre competitivos. Esta reta final de temporada é esclarecedora. Quero agradecer à minha equipa, a DM Motorsport, à minha família e a todos os patrocinadores que acreditaram em mim. Este resultado é para eles. Mas queremos mais e vamos lutar por isso”, referiu.
Com esta vitória em Lousada, Rafaela Barbosa encerra uma época que confirma o seu estatuto como uma das grandes protagonistas do Ralicross nacional, reafirmando a sua ambição e talento para lutar por novos objetivos em 2026.