Site icon Imediato – Jornal Regional

Pena­fiel espera 150 mil pes­soas para o Racing Fest, o maior festival de desportos motorizados do país

penafiel racing fest2
ISCE Douro 2026

Milhares de pessoas são esperadas nos próximos dias na cidade de Penafiel para viverem as emoções daquele que é um dos festivais de desportos motorizados mais emblemáticos da Europa: o Penafiel Racing Fest.

O evento, acolhe centenas de pilotos que chegam de todo o país, mas também da vizinha Espanha. Mas também são milhares os aficionados que se deslocam a Penafiel para assistir aos espetáculos e a expetativa da organização – a cargo da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural (e a CDDC) e da Câmara Municipal de Penafiel – é que sejam pelos menos os 150 mil contabilizados o ano passado.

Este fluxo de pilotos e pessoas na cidade de Penafiel é um importante motor da economia local. Não só ao nível da hotelaria e restauração – que esgota durante estes dias – mas principalmente ao nível dos pilotos que, meses antes, começam a preparar os carros para participar nas corridas nas empresas locais. “Penafiel e a região do Tâmega e Sousa tem os melhores mecânicos, as melhores empresas de mecânica, um nicho muito significativo nesta área e um expertismo muito grande”, referiu Óscar Coelho, da Cooperativa, explicando que esta especialização permite às empresas da região fazerem negócios muito significativo na preparação e aluguer dos carros para as corridas.

O festival, único no país, nasceu há oito anos em Penafiel, em homenagem ao piloto penafidelense Joaquim Santos – que faleceu o ano passado e dá o nome à prova rainha da competição – numa região do país com mais campeões e com mais tradição e know-how na automobilia “Temos os campões do mundo a competir e temos os campeões do Mundo a fazer carros”, frisou Óscar Coelho.

A orga­ni­za­ção do evento repre­senta um inves­ti­mento de 400 mil euros, supor­tado pelas duas enti­da­des orga­ni­za­do­ras. Pedro Cepeda, pre­si­dente da Câmara de Pena­fiel, diz que se jus­ti­fica pelo retorno e o reco­nhe­ci­mento que o fes­ti­val acres­centa à cidade.

“O Pena­fiel Racing Fest é hoje um sím­bolo da capa­ci­dade do nosso ter­ri­tó­rio orga­ni­zar gran­des even­tos com pro­je­ção naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal”, sub­li­nha o autarca. “Enten­de­mos este evento como um inves­ti­mento na pro­mo­ção ter­ri­to­rial, um evento que pre­serva a nossa iden­ti­dade ligada ao des­porto moto­ri­zado e que vai ao encon­tro de uma pai­xão enorme desta nossa região”, refere

Segundo o edil, a pro­je­ção que o evento moto­ri­zado gran­jeou ao longo dos anos é muito impor­tante para a cidade e reflete-se nas ins­cri­ções. Tal como Óscar Coe­lho, Pedro Cepeda tam­bém lem­bra o “con­junto de ofi­ci­nas que pas­sam meses a pre­pa­rar os car­ros e as motas que com­pe­tem, o que tem um impacto muito grande nes­tas peque­nas empre­sas”.

O pre­si­dente do muni­cí­pio diz que um dos obje­ti­vos da orga­ni­za­ção foi, mais uma vez, “melho­rar a expe­ri­ên­cia de quem vai assis­tir e par­ti­ci­par”, reco­nhe­cendo que “é difí­cil cres­cer man­tendo a qua­li­dade”. Frisa o esforço da autar­quia para redu­zir o trans­torno pro­vo­cado pela mon­ta­gem do evento. Por tudo isto, não tem dúvi­das que o Pena­fiel Racing Fest “é uma aposta ganha”.

Exit mobile version