Iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II reúne mais de uma centena de jovens no Centro Cultural de Paredes, entre 22 e 24 de maio, com textos inéditos de Ana Markl, Joaquim Arena e Mariana Jones.
O Centro Cultural de Paredes (CCP) transforma-se, a partir desta sexta-feira, no epicentro do teatro juvenil em Portugal. Entre os dias 22 e 24 de maio, a cidade acolhe mais uma edição do PANOS — palcos novos palavras novas, o projeto do Teatro Nacional D. Maria II que, desde 2005, tem como missão aproximar as novas gerações da criação teatral, estimulando o diálogo entre a leitura e a prática em palco.
Sob a coordenação do escritor e encenador Sandro William Junqueira, o PANOS destaca-se pelo seu modelo descentralizado. Este ano, o festival conta com a participação direta de 121 jovens, integrados em seis grupos de teatro oriundos de vários pontos do país (como Portalegre, Marinha Grande, Válega, Branca, Vila Nova de Santo André e Santarém), que vão dar vida a textos encomendados especificamente para o projeto. Nesta edição, os autores selecionados foram Ana Markl, Joaquim Arena e Mariana Jones.
Para além de consolidar o posicionamento de Paredes no roteiro cultural nacional, o evento envolve a comunidade local, contando com uma equipa de voluntários da região no apoio logístico e na dinamização.
Um festival que extravasa o palco
As seis produções selecionadas dividem-se entre o Grande e o Pequeno Auditório do CCP. No entanto, o espírito de partilha do festival estende-se à Paredes Arena. Este espaço foi transformado no ponto de encontro oficial dos participantes, albergando a zona de refeições e uma área de lazer equipada com lounge, matraquilhos e mesas de ping-pong. É também ali que, na noite de sábado, se realiza a festa oficial do festival, com a animação a cargo de dois talentos locais: o mágico Tiago Sousa e o DJ Hélio.
Outro dos momentos altos do programa acontece na tarde de sábado, no foyer do Centro Cultural, com o lançamento do livro oficial que reúne as três peças inéditas que marcam a edição de 2026 do PANOS.
Em palco, estarão as peças “O Meu Pai Carlitos”, de Joaquim Arena, interpretado pelo grupo Outros Trevos (Portalegre), “Insegura – Uma Tragédia de Enganos”, de Ana Markl, pelo Grupo de Teatro Infantojuvenil RecreArte (Marinha Grande), pela Sol d’Alma – Associação de Teatro (Válega) e pela Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém) e “Olívia”, de Mariana Jones, pela Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra (Branca) e pela Ateatra (Vila Nova de Santo André).

