Idalino Leão mereceu a confiança dos associados da CONFAGRI para continuar na presidência do Conselho de Administração, após ter cumprido o seu primeiro mandato entre 2022 e 2025.
Em comunicado, Idalino Leão afirmou assumir o cargo com “honra e responsabilidade”, sublinhando que, apesar do trabalho desenvolvido, “ainda há muito por fazer pelo setor cooperativo e, sobretudo, pelo agroalimentar como um todo”.
Para o presidente reeleito, o papel da CONFAGRI tem sido fundamental na defesa da produção nacional e no incentivo ao debate sobre as principais políticas que incidem sobre o setor especialmente num cenário global de instabilidade. Idalino Leão destacou a necessidade de coesão interna para enfrentar os desafios políticos que o setor atravessa e reforçou a necessidade de, mais do que nunca, se fazer mais e melhor pela agricultura portuguesa. “Num contexto de incerteza, onde as políticas agrícolas tendem a fragilizar o setor, temos de nos manter unidos na defesa da nossa agricultura e do desenvolvimento do mundo rural”, reforçou.
Olhando para o futuro próximo, a agenda da CONFAGRI mantém o foco na sustentabilidade financeira e competitividade dos agricultores portugueses. O dirigente apontou como metas principais:
- Política Agrícola Comum (PAC): A defesa de um modelo “robusto e reforçado”, que mantenha a estrutura de dois pilares e garanta verbas específicas para o investimento.
- Soberania Alimentar: O fortalecimento de um bloco agroalimentar europeu que seja, simultaneamente, “soberano, competitivo e inovador”.
Com esta reeleição, a CONFAGRI assegura a continuidade da sua linha estratégica na representação do setor cooperativo, num momento em que a agricultura portuguesa procura afirmar o seu peso na economia nacional e no contexto europeu.
Idalino Leão é natural de Paços de Ferreira (freguesia de Figueiró). Iniciou a sua atividade como produtor agrícola em 2004 e preside também à Cooperativa Agrícola “A Lavoura” de Paços de Ferreira. Licenciado em Sociologia, é membro efetivo do Conselho Económico e Social (CES), representando o setor cooperativo.

