Arrancaram as obras do Parque Urbano de Gandra. Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes e Sílvia Sá Pinto, a autarca de freguesia, assinaram o auto de consignação dos terrenos e da empreitada de construção, após o visto do Tribunal de Contas.
A construção do Parque Urbano de Gandra está em curso, depois do visto do Tribunal de Contas e da oficialização da posse administrativa dos terrenos, e prevê-se que esteja concluída num prazo de 18 meses. O novo parque vai nascer junto à Igreja Paroquial de S. Miguel de Gandra, numa área de 25.335 metros quadrados, com o objetivo de “contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população”.
O equipamento urbano, que representa um investimento de mais de 1.8 milhões de euros, apoiado em 1.5 milhões de euros ao abrigo de candidatura ao financiamento do NORTE 2030, será dotado de uma grande área infantil que visa promover o bem-estar das crianças em estreita ligação com a natureza.
O Parque Urbano de Gandra contará com várias infraestruturas de apoio ao desporto e lazer, desde o campo de petanca, o “skatepark”, o campo de futebol em relva sintética, bem como um campo de basquetebol com dimensões oficiais, estando o mesmo capacitado para receber eventos desportivos, nomeadamente jogos de basquetebol 3×3, e equipamento de atividade física ao ar livre. De apoio a estes campos, e a todo o parque, haverá um edifício com balneários e instalações sanitárias. O projeto do parque contempla ainda uma zona de merendas, percursos de lazer e de atividade física e uma ciclovia. Estão também previstos lugares de estacionamento, assim como parqueamento para motociclos e bicicletas.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, “este é um projeto muito desejado pela comunidade local e que irá, sem dúvida, trazer mais qualidade de vida e bem-estar à nossa população”. “O Município investe cerca de 1,5 milhões de euros num parque urbano que fazia falta à cidade de Gandra”, refere o autarca e “que será dotado de uma grande zona verde e de uma infraestrutura de lazer devidamente equipada”, concluiu.

