O Futebol Clube de Penafiel vendeu 90% do capital social da SAD a Juan Carlos Escotet, um espanhol de 65 anos, que é o dono do Deportivo da Corunha. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo emblema rubro-negro, que deu nota ainda de que a operação será formalizada nos próximos dias.
Segundo nota do clube, a atual administração teve como prioridade “garantir uma transição ordenada e com garantias para a continuidade e o futuro do Futebol Clube Penafiel SAD” e que o critério orientador não foi o económico, “mas sim assegurar a solidez institucional e desportiva do clube a longo prazo. “A futura proprietária mostrou sensibilidade e compromisso com a história do Penafiel, com a sua identidade e com a sua comunidade”, referiu o clube, acrescentando que demonstrou ainda “experiência na gestão de clubes, orientada para a profissionalização progressiva de todas as áreas e para a estabilidade ao longo do tempo”, afirmou a administração cessante.
A Iberian Football Venture, participada pela família Escotet, “liderará esta nova etapa com uma visão de continuidade, incorporando estruturas de gestão comprovadas e uma planificação estratégica orientada para o crescimento sustentável do clube”.
“Esta é uma operação que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento dos jogadores e estar presente num mercado tradicionalmente formativo e potenciador de talento”, asseguraram representantes da Iberian Football Venture. Neste sentido, o Penafiel será uma peça-chave para fomentar a projeção de jogadores jovens e o desenvolvimento da formação, permitindo que os futebolistas com maior potencial tenham mais minutos num futebol competitivo, num ambiente controlado e exigente.
Este negócio será “uma oportunidade para consolidar um modelo que prioriza o talento e a formação contínua, sob uma estrutura que garante tempo de jogo, acompanhamento técnico e uma progressão desportiva sustentada, beneficiando tanto o clube como os próprios jogadores”.
“Acreditamos em projetos com raízes e com projeção. O nosso compromisso é cuidar desse vínculo com a cidade e a sua gente, com o respeito e a responsabilidade que supõe representar o Penafiel”, afirmaram representantes da Iberian Football Venture, SGPS, S.A.