Site icon Imediato – Jornal Regional

Câmara Municipal anuncia refeições gratuitas para todos os alunos das escolas de Paredes

Alexandre Almeida

No próximo ano letivo, todos os alunos das escolas do concelho de Paredes vão ter refeições gratuitas. O anúncio foi feito por Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, na abertura do ano letivo, que deu ainda nota de que será alargada a oferta do prolongamento escolar e serão realizadas obras em três escolas.

Numa cerimónia durante a qual decorreu a conferência “Sucesso Académico através do Bem-estar e da Inteligência Artificial”, Alexandre Almeida anunciou, para o ano letivo 2025/2026, “refeições escolares gratuitas para todos os alunos e o alargamento da oferta do prolongamento escolar”. Recordou ainda as obras de reabilitação da EBS de Paredes, um investimento de cerca de 4 milhões e 900 mil euros, financiado pela autarquia em cerca de 660 mil euros, que se encontram “em estado avançado” e anunciou que vão avançar as obras nas Escola Daniela Faria, em Baltar, e na ES de Vilela e EBS de Sobreira, estando neste momento a aguardar o financiamento do Banco Europeu de Investimento. “Estamos a cumprir o desafio de proporcionar um ambiente que facilite a integração dos alunos para criar as condições para o sucesso escolar”, acrescentou o autarca.

Durante a conferência que marcou a cerimónia, foi apresentado o SAABIA (Sucesso Académico Através do Bem-estar e da Inteligência Artificial, um projeto que que resulta de uma parceria entre o Município de Paredes, a Associação Visionarium e a Microsoft e que, segundo o autarca, “se apresenta como uma resposta estruturante a desafios no âmbito da educação, saúde e inclusão social, combinando tecnologia, saúde e bem-estar para transformar o modelo educativo e promover maior equidade e sucesso escolar”. “O SAABIA posiciona Paredes como um município pioneiro em abordagens inclusivas e inovadoras”, concluiu.

Segundo a autarquia, este projeto alinha-se com as prioridades educativas nacionais e europeias, reforçando o compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 4 – Educação de Qualidade e o ODS 10 – Reduzir as Desigualdades. Num contexto global em que a educação personalizada e a saúde mental e física são reconhecidas como fatores-chave para o sucesso académico.

O evento contou com o apoio e certificação do Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.

 

Exit mobile version