Site icon Imediato – Jornal Regional

A importância dos agentes no mundo do futebol

vienna reyes qCrKTET 09o unsplash

Fotografia: Unsplash

Um jogador de futebol pode ter técnica, potencial e, até mesmo, um talento natural fora do comum, mas se não for bem aconselhado e acompanhado ao longo do seu percurso futebolístico, de nada valem todas essas qualidades.

Nesse sentido, uma das mais importantes profissões no mundo do futebol é exatamente a de agente de futebol.

Num papel de supervisão e controlo de carreiras, esses executivos são intervenientes ativos na vida dos jogadores, guiando-os ao longo da sua carreira. Seja em transferências entre clubes ou acompanhamento pessoal e de assessoria, os agentes fazem a diferença na hora do sucesso.

Com efeito, vejamos alguns pontos que constroem e suportam a sua importância no mundo do futebol:

Negociação de contratos

Um dos principais papéis dos agentes reside na negociação. Seja a assinatura de contratos, renovações ou transferências, o agente será sempre o elemento que dá a cara por quem representa.

Nesse sentido, para quem tem uma carteira de clientes é essencial desenvolver esta capacidade negocial para potenciar os seus representados e servir aos seus interesses.

Por outras palavras, tem de desenvolver estratégias e oportunidades para conseguir que todas as partes envolvidas numa negociação fiquem a ganhar.

O português Jorge Mendes é um dos maiores agentes desportivos do mundo do futebol, responsável pela agência Gestifute.

Fotografia: Unsplash

Exposição mediática

Quando um jogador atinge um determinado estatuto é natural que receba uma atenção redobrada dos meios de comunicação, o papel do agente é também tratar da imagem do desportista, trabalhar a exposição na vertente das relações públicas.

Por outro lado, esta vertente mediática também traz patrocínios e parcerias fora de campo, cabendo ao agente negociar com as marcas os contratos de imagem, margens e lucros. E neste campo, a última lista dos atletas mais bem pagos do mundo, tinha Cristiano Ronaldo e Messi no pódio.

E, por falar em exposição mediática, além da envolvência dos agentes desportivos, o próprio futebol também vive muito da projeção dada nos meios digitais e apoios de outras marcas.

Atualmente existem muitas plataformas especializadas em várias áreas que promovem exatamente toda a máquina que é o futebol.

Neste sentido, estas 3 forças combinadas promovem as equipas, assim como os jogadores, dando palco à sua importância em campo e, claro, fazendo mexer o sucesso de todos.

Caso para dizer, a exposição mediática é, sem dúvida, um ponto-chave a ser trabalhado e analisado, porque muitas vezes, são este tipo de informações e contratos extra futebol que constroem a imagem de um jogador.

Acompanhamento pessoal

Nem tudo é futebol. Atualmente, com a quantidade de intervenientes à volta do desporto rei, um jogador só tem de se preocupar em entrar em campo e dar o seu melhor. No entanto, como fica o lado pessoal? E quando a idade da reforma chegar?

Um agente é fundamental para garantir que ao longo da carreira, jogadores e respetivas famílias consigam acompanhar essa vida sem sacrificar algum tipo de decisão. Isto porque, é muito fácil no futebol perder o rumo devido ao dinheiro envolvido. Assim, é importante uma ajuda na gestão pessoal e quando a vida profissional acabar, tem de haver um futuro garantido tanto para o jogador como para a sua família.

Acompanhamento profissional

Apesar de o pessoal ser uma consequência do profissional, no acompanhamento de carreira os agentes também fazem a diferença.

Além de dizer respeito ao bem-estar do jogador, o processo de aconselhamento ajuda a definir qual o melhor clube para ir jogar ou que decisões devem ser tomadas no final de cada temporada e é essencial para o atleta ter sucesso na sua carreira.

Fotografia: Unsplash

Em suma, a importância de um agente desportivo é muito maior do que aquela que pode aparentar. Isto porque, com o acompanhamento certo, um jogador pode chegar longe.

É certo que nem todos os jogadores conseguem ter a sorte de ter um agente com eles. Mas, também cabe aos agentes descobrir novos talentos e fazer com que estes consigam chegar a patamares mais altos.

Já para não falar que o mundo do futebol, como referido, tem uma variedade de fatores que potenciam a promoção e divulgação de clubes e jogadores.

Exit mobile version