O Multiusos de Paredes vai acolher esta quinta-feira, dia 23 de outubro, entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00, o Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas 2025. Cerca de 4 mil participantes de todo país, entre crianças, jovens, professores e autarcas vão participar no evento, que é organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) em parceria com a Câmara Municipal de Paredes.
A data assinala o reconhecimento do trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas e contribuíram para tornar mais sustentável cada dia vivido na escola e na comunidade. Serão entregues, em Paredes, os prémios dos desafios 2024/25, as Bandeiras Eco-Escolas e, ainda, reconhecidos os Eco-Agrupamentos, as Escolas Madrinha e os Municípios Parceiros.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), presente em mais de 100 países, que segue a metodologia dos 7 Passos, envolvendo os alunos na identificação de problemas e implementação de soluções nas suas escolas e comunidades.
Em 2024/25, as ações centrais incidiram sobre os temas: Água, Resíduos, Energia, Biodiversidade – preservar e regenerar, Espaços Exteriores e Ação Climática.
Em Portugal, o Programa Eco-Escolas tem o apoio das instituições que integram a Comissão Nacional, com destaque para os Ministérios da Educação e do Ambiente, e de diversos parceiros.
O município de Paredes tem este ano 30 escolas galardoadas como Eco-Escolas, tendo 75% das suas escolas públicas (27) galardoadas como Eco-Escolas em 2024/25.
– Vão ser galardoadas as escolas de Paredes: Grande Colégio de Paredes, Colégio Casa-Mãe; CESPU – Instituto de Formação Profissional; EB da Serrinha; EB1 de Rebordosa; EB de Vilela; JI São Marcos; EBS de Rebordosa; EBS de Vilela; JI da Pulgada; EB de Recarei; EB1 da Sobreira; EBS da Sobreira; JI da Lage; JI de Lagar; JI de Astromil; EB de Gandra; EB de Cete; EB de Baltar; EB 2/3 de Baltar; ES Daniel Faria; EB1 de Lordelo; EB2 de Lordelo; EBS de Lordelo; JI Estrebuela; JI Carreiras Verdes; JI do Monte; EB de Bitarães; EBS de Paredes e EBS de Cristelo.
Os distritos de Lisboa, Porto, Aveiro e Braga agregam mais de 50% (1109 escolas) das escolas galardoadas e as maiores taxas de escolas públicas distinguidas acontecem na R.A. da Madeira e no distrito de Braga com 88% e 44%, respetivamente, das suas escolas públicas galardoadas como Eco-Escolas.
No país vão ser distinguidos 113 Eco-Agrupamentos por terem este ano todas as suas escolas envolvidas no Eco-Escolas (100%) e os 924.504 alunos das Eco-Escolas estão repartidos por todos os graus de ensino: 66% até ao 3o ciclo; 21% secundário e profissional; 13% do ensino superior e outros. 3387 dos 104.495 professores envolvidos coordenam o Eco-Escolas na sua escola.