Os bombeiros Voluntários de Penafiel celebraram este domingo o seu 144.º aniversário e a celebração ficou marcada pela bênção de novos meios operacionais, incluindo um veículo de comando, uma ambulância de socorro, uma embarcação de resgate, uma ambulância para transporte de doentes múltiplos e um reboque de bomba de grande capacidade, reforçando assim a capacidade de resposta da corporação.
Durante a sessão solene José Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, falou das dificuldades e salientou a parceira com a autarquia que tem permitido que todos os bombeiros tenhas recursos e condições para o desempenho das funções.
Já o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Eduardo Nunes, recordou os investimentos realizados pela corporação nos últimos dois anos.
Na cerimónia, foram atribuídas distinções honoríficas aos bombeiros, órgãos sociais e colaboradores, com destaque para as homenagens a Rodrigo Lopes, vereador com o pelouro da Proteção Civil, pelo seu contributo e dedicação. Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, também foi homenageado pela associação e recebeu ainda o Machado de Cristal, atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Respondendo ao pedido de José Silva, que pediu um novo quartel, o autarca penafidelense, reconheceu a necessidade e mostrou-se certo de que será uma realidade.
Presente esteve também o Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, que reconheceu que as exigências colocadas aos bombeiros são cada vez maiores, assim como os desafios mais complexos e assegurou que o Governo tem assumido a proteção civil como prioridade, procurando trabalhar as em parceira com várias entidades.