IC35

As obras de construção do troço do IC35 entre Penafiel e Rans, projeto muito aguardado na região, vão obrigar a cortes de trânsito a partir do dia 3 de abril e por um período de cinco meses.

Está previsto o corte total na Rotunda de “Figuras” (Rotunda do Carneirinho), e trânsito condicionado na Estrada Nacional 106 entre o km 28+817 (entroncamento da EN106 com a Rua da Compra – Guilhufe) e o km 27+800 (Rotunda do Abraço do Povo).

Para minimizar constrangimentos no trânsito, e evitar o máximo de incómodo à população, o Município de Penafiel recomenda que, sempre que possível, seja evitada a circulação na zona de influência das obras.

Podem assim ser utilizadas diversas alternativas, aos vários desvios de trânsito, na EN106, devidamente sinalizados, nomeadamente:

– Quem vem do sul do concelho tem como alternativas os desvios pela Rua da Compra no sentido sul – norte (Guilhufe), pelo Carvalheiro (Galegos) e pela Vila Só (Rans);

– Em direção a sul estão disponíveis os desvios pela Rua da Póvoa no sentido norte-sul (Guilhufe) e pela Rotunda D. António Ferreira Gomes (via Carvalheiro – Galegos e via Vila Só – Rans);

– De e para Paço de Sousa, sugere-se a utilização da EM593 (Coreixas – Irivo – Guilhufe);

– O trânsito de pesados de mercadorias poderá apenas circular pela EN 106 até à Rua da Compra (Guilhufe) e pela EM593 no sentido Penafiel – Irivo. Na EM593, no sentido Irivo-Penafiel o trânsito é proibido a pesados de mercadorias exceto BUS e cargas e descargas (os pesados para cargas e descargas só poderão circular na EM593 sentido Irivo-Penafiel até ao entroncamento com a Rua das Lajes), devendo os pesados seguir pela EN106-3 até à Rotunda da Ribeira.

Estas obras representam o primeiro passo, em concreto, para a construção de uma estrada, muito desejada pela população, há cerca de 20 anos, que quando se encontrar concluída ligará Penafiel a Entre-os- Rios, com cerca de 12 km, servindo de alternativa à congestionada e perigosa Estrada Nacional 106.

Recorde-se que o Município de Penafiel tem estado permanentemente nos últimos anos a aumentar a pressão e a chamar à atenção para o problema da EN 106, com diversas tomadas de posição públicas e não só, nomeadamente do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *