Site icon Imediato – Jornal Regional

Sebastianas regressam a Freamunde entre os dias 10 e 15 de julho

Sebastianas Musica 07

Com 130 anos de história celebrados este ano, as Sebastianas regressam a Freamunde entre os dias 10 e 15 de julho.

Originalmente uma festa religiosa em honra de São Sebastião, são hoje um misto de festa sagrada e profana, onde se mistura música, arte urbana e atividades culturais, sem nunca esquecer as raízes e a tradição religiosa.

Todos os anos, a festa gira em torno de uma temática. Após o tema “Liberdade” ter marcado a edição de 2024 no ano de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, este ano as Sebastianas pretendem homenagear a história, as raízes locais e a portugalidade. “Tradições” é o tema da edição de 2025 daquele que é um dos eventos culturais e turísticos mais procurados no norte do país, tendo atraído nas últimas edições mais de 500 mil visitantes.

Pelos vários palcos das Sebastianas haverá música para todos os gostos, como por exemplo Bispo, Carminho, Clemente, Calema, Danni Gato, Sam the Kid (em formato DJ set com DJ Big e Sir Scratch), Biia ou Nel Monteiro. Mas a animação das Sebastianas vai muito além da música. A Noite de Bombos”, uma arruada livre com mais de 1.500 foliões a tocar bombo, é uma das mais fortes e com uma tradição de mais
de 20 anos. O fogo-de-artifício e piromusical é uma das tradições mais apreciadas, tendo inclusive nascido o conceito pirotécnico de “final à Freamunde”.

A Majestosa Procissão em honra de São Sebastião, com 15 andores, estende-se ao longo de um traçado de mais de dois quilómetros pelas ruas de Freamunde tipicamente decoradas com um extenso e majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores. Não haveria Sebastianas sem a Marcha Alegórica com diversos momentos de animação como escolas de samba, grupos de bombos, animação circense e carros alegóricos.

Exit mobile version