A Rota do Românico vai promover visitas e oficinas gratuitas, de 25 a 27 de setembro, de forma a assinalar as Jornadas Europeias do Património e o Dia Mundial do Turismo. A 27, as entradas nos dois centros de interpretaçação da Rota serão gratuitas.

As atividades, com o tema “Património e Educação”, vão iniciar-se com uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Escultura Românica (CIER), o mais recente equipamento cultural da Rota, em Abragão, Penafiel, pelas 21:00 de dia 25.

Já o dia 26 vai ser dedicado aos “miúdos” dos 6 aos 12 anos, com duas oficinas de pintura mural, uma no CIER, pelas 10:30, e outra no Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, às 15:00.

No último dia de atividades, que sobrepõe o Dia Mundial do Turismo e o segundo aniversário do CIR, vão acontecer três visitas guiadas àquele espaço, às 11, 14:30 e 16 horas, sendo que, no final, todos os participantes receberão uma lembrança alusiva ao tema do Dia Mundial do Turismo 2020.

As atividades anunciadas são gratuitas, mas implicam inscrição prévia e estão limitadas a nove participantes cada. No Dia Mundial do Turismo, todos os ingressos no CIR e no CIER serão gratuitos.

ouro e prata