Site icon Imediato – Jornal Regional

Penafiel lamenta a morte da médica e cidadã honorária Maria Adelaide Galhardo

adelaide galhardo
Participe no Pestiscando

O Município de Penafiel manifestou o seu “profundo pesar” pelo falecimento, aos 88 anos, de Maria Adelaide Ferreira Galhardo Brandão Rodrigues dos Santos, cidadã honorária de Penafiel e figura de enorme relevo na história do concelho.

Licenciada em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em outubro de 1963, a Dra. Maria Adelaide dos Santos distinguiu-se pelo seu percurso exemplar, pautado pela dedicação, humanismo e sentido de serviço à comunidade.

Em 1978, foi uma das fundadoras da Clínica Médica Arrifana de Sousa, onde exerceu com empenho a sua atividade médica. Ao longo da sua carreira, destacou-se na assistência à maternidade, nos cuidados a idosos e nas consultas médicas domiciliárias, tendo sido também pioneira na implementação das primeiras consultas de Planeamento Familiar no concelho de Penafiel.

“O seu percurso profissional e o contributo inestimável que prestou à saúde e ao bem-estar das populações” valeram-lhe, em 2016, a Medalha de Ouro do Concelho, atribuída pela Câmara Municipal de Penafiel, em reconhecimento pelo seu serviço e pelo papel pioneiro como primeira mulher médica do concelho.

Exit mobile version