O Município de Penafiel envolveu, no ano de 2025, cerca de 4 mil pessoas em ações de educação ambiental, mobilizando dezenas de instituições em torno da regeneração da biodiversidade, da gestão responsável de resíduos e da promoção da sustentabilidade, garantindo a proteção e a valorização do nosso património natural.
Os números foram avançados no dia em que se assinalou o Dia Mundial da Educação Ambiental (26 de janeiro) e a autarquia fez um “balanço positivo do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental”, um trabalho que envolveu 19 escolas e instituições e desenvolveu 96 ações, tendo conseguido um alcance de 3861 pessoas, entre a comunidade escolar e associativa.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, “educar para o ambiente é cultivar o amanhã. Ver quase 4 mil pessoas envolvidas na proteção dos nossos rios e na promoção da nossa biodiversidade é consequência do bom trabalho que estamos a desenvolver. Em Penafiel, consideramos que a Educação Ambiental é, sem dúvida, um pilar essencial para a construção de uma sociedade mais consciente e de um desenvolvimento sustentável”.
Neste âmbito, as iniciativas realizadas abordaram temas cruciais, como os Resíduos Sólidos Urbanos, Rios e Vale do Cavalum, Remoção e controlo de espécies invasoras e Biodiversidade, tendo estas ações sido adaptadas às diferentes faixas etárias (Pré-escolar ao Ensino Secundário) e à comunidade (IPSS’s, associações e juntas de freguesia).
Na Recuperação de Ecossistemas, o Rio e Vale do Cavalum foram o grande destaque, com dezenas de atividades focadas no controlo de espécies invasoras e na proteção da biodiversidade autóctone, envolvendo diretamente mais de mil participantes em ações de campo. Em relação à Economia Circular e Sustentabilidade, de forma a promover uma pegada ecológica mais leve, a temática dos resíduos foi trabalhada através da Semana da Prevenção e da disponibilização do Ecocentro Móvel, reforçando o compromisso com a sustentabilidade local. Por outro lado, na Promoção da Vida Selvagem, a instalação de “Hotéis para Insetos”, o auxílio na criação de charcos escolares e as sementeiras de floresta nativa permitiram aos cidadãos participar ativamente no fortalecimento da fauna e flora locais.
O objetivo da Câmara Municipal de Penafiel é continuar a solidificar o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental e fazer com que chegue a cada vez mais penafidelenses.
