Site icon Imediato – Jornal Regional

Pedro Cepeda empossado presidente da Câmara Municipal de Penafiel

Pedro Cepeda
Restaurante Brejeiro

Pedro Cepeda foi empossado presidente da Câmara Municipal de Penafiel, numa cerimónia que decorreu esta sexta-feira, no átrio do Ponto C. Modernizar a Câmara, inovar Penafiel e cuidar das pessoas são os três pilares que irão nortear a atuação do executivo no mandato que agora inicia.

Falando de um dia “de enorme significado”, que simboliza “a continuidade da democracia, o respeito pela vontade popular e o compromisso com o bem comum”, o novo autarca de Penafiel assegurou que assume esta missão, juntamente com a sua equipa, “com coragem e determinação, conscientes de que o futuro de Penafiel se constrói com todos, e que cada penafidelense é parte essencial do caminho que agora iniciamos”.

Agradecendo a todos aqueles que se apresentaram a eleições no passado dia 12 de outubro, assim como a todos os que fizeram a caminhada consigo, o novo autarca de Penafiel recordou que Penafiel “cresceu muito nos últimos anos”, o que aconteceu porque “houve trabalho, liderança e visão”, de Antonino de Sousa, o presidente cessante, a quem deixou uma palavra especial, de “profundo agradecimento”.

Ciente de que se vivem tempos que “exigem competência e coragem”, “rigor e trabalho”, apontou três pilares fundamentais que guiarão o trabalho do executivo que lidera: modernizar a gestão da autarquia; inovar o território; e cuidar das pessoas.

“A Câmara Municipal tem de ser uma ponte entre as necessidades das pessoas e as soluções que procuram. Queremos uma autarquia com menos papel, menos burocracia e mais soluções”, referiu, assegurando que vão investir na transição digital, para um tratamento mais rápido, mais acessível e mais eficiente das questões.

Além disso, pretende “atrair talento para as novas áreas de Governação Municipal e para dar respostas às prioridades e aos desafios da próxima década”. Nesse sentido, será realizada uma alteração à estrutura orgânica da Câmara Municipal, “mantendo a prioridade funcional de áreas tão importantes como a educação ou os assuntos sociais, mas dando corpo à inovação, ao planeamento estratégico e à sustentabilidade”.

Entre os projetos para o mandato, destaque ainda para a habitação, onde Pedro Cepeda pretende adequar a oferta de habitação à procura crescente. Na área da economia, o trabalho passa pela criação de novas zonas de acolhimento empresarial, “capazes de atrair investimento industrial diferenciado que tenha a capacidade de gerar emprego qualificado e, claro, continuar a apoiar as empresas do concelho de Penafiel”.

“Vamos apostar numa visão integrada que una saúde, desporto, cultura, mobilidade e ambiente, criando um concelho vibrante, verde e solidário, onde as pessoas se sintam bem, ativas e acompanhadas em todas as fases da vida”, garantiu.

Aos penafidelenses, Pedro Cepeda assegurou ainda que vai defender, “com todas as forças”, junto do Governo, a conclusão da construção do IC-35, com a ligação de Rans a Entre-os-Rios, assim como a melhoria da capacidade de resposta do Hospital Padre Américo, “para que a população do concelho e da região possa ter, de uma vez por todas, acesso a um serviço qualidade nas urgências e no internamento do nosso hospital público”.

Sendo Penafiel um concelho com várias associações desportivas, culturais e sociais, Pedro Cepeda anunciou que vai criar o Estatuto do Dirigente Associativo Local, que abarcará um conjunto de medidas e incentivos para garantir que “o associativismo não só se mantém vivo, como cresce e se fortalece”.

“Quando apoiamos aqueles que dedicam o seu tempo ao bem comum, estamos a investir no futuro do nosso concelho”, concluiu.

Na cerimónia, foram ainda empossados os eleitos à Assembleia Municipal, que será liderada por Alberto Santos, e os vereadores, Henrique Martins, Daniela Oliveira, António Cunha, Alexandra Almeida e António Gaspar Dias, eleitos pela Coligação Penafiel Quer e Paulo Araújo Correia, Agostinhos Soares e Cristiana Coelho, eleitos pelo Partido Socialista.

 

 

Exit mobile version