Site icon Imediato – Jornal Regional

PCP questiona Governo sobre derrocada no Aqueduto de Bustelo em Penafiel

aqueduto

Uma derrocada no Aqueduto de Bustelo, em Penafiel está a preocupar o Partido Comunista Português (PCP), que já questionou o Governo de Luís Montenegro sobre as medidas de reparação, conservação e valorização previstas.

O Aqueduto de Bustelo, em Penafiel, datado dos séculos XVII e XVIII, é um Imóvel de Interesse Público classificado pelo Decreto-Lei n.º 29/84, de 25 de junho, mas está “em estado de abandono e degradação acentuado”, refere o PCP.

O partido, através do deputado Alfredo Maia, já em julho 2024 tinha manifestado a sua preocupação, junto do Governo, quanto ao seu estado daquele imóvel, questionando sobre medidas para a preservação da segurança de quem circula nas proximidades e de salvaguarda do monumento. “Apesar dos alertas, nada foi feito pelo Governo. Devido à falta de conservação e de remoção de vegetação que nele se propaga, é visível a degradação de vários arcos e pilares, encontrando-se em derrocada desde há anos”, referem os comunistas.

Volvido mais de um ano e sem que nada tivesse sido feito, o PCP dirigiu novo ofício ao Governo, concretamente ao Ministério da Cultura, alertando novamente para o estado do Aqueduto, pedindo ainda explicações sobre que medidas tomou o Governo, após a denúncia, e questionando que medidas tendentes à salvaguarda da segurança, à contenção de mais derrocadas e à reparação urgente dos troços do aqueduto em derrocada ou em risco tenciona determinar e que medidas de reparação, conservação e valorização do aqueduto estão previstas.

Câmara Municipal garante segurança no local e defende salvaguarda do património

Contactada pelo Jornal IMEDIATO sobre esta questão, a Câmara Municipal de Penafiel deu nota de que, após a queda de dois elementos da parte superior de um dos arcos do Aqueduto de Bustelo, causada pelo mau tempo, e apesar do aqueduto ser propriedade privada, “assumiu desde o primeiro momento uma atitude proativa, acompanhando de perto a situação”.

Explica ainda que, no dia da derrocada, “os serviços da Proteção Civil Municipal foram acionados, procedendo à remoção das pedras que caíram para a via pública e à sinalização da área, garantindo as condições de segurança no espaço envolvente”, acrescentando que já reuniu os serviços técnicos competentes e vai avançar com uma intervenção, “de modo a estabilizar a estrutura e evitar o agravamento da situação”.

Por se tratar de um bem classificado, a autarquia notificou o Património Cultural I.P. e a unidade de Cultura da CCDR-Norte sobre a intervenção de emergência que será levada a cabo, assegurando que todos os trabalhos decorrem em conformidade com as orientações da tutela.

“O Município de Penafiel continuará a acompanhar de perto a situação, mantendo-se empenhado na salvaguarda das condições de segurança e na preservação do património”, concluiu o município de Penafiel.

 

Exit mobile version