A partir do próximo domingo, 1 de fevereiro, os munícipes voltam a ter acesso a cuidados de saúde noturnos e de fim de semana após o encerramento dos centros de saúde. A medida resulta de um novo concurso público e visa descongestionar as urgências hospitalares.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira anunciou o regresso de um projeto “único e inovador” que garante aos residentes do concelho o acesso a serviços de atendimento permanente num hospital privado, sem custos acrescidos. Após a conclusão de um novo concurso público, o Hospital Lusíadas, localizado no Shopping Ferrara Plaza, foi a unidade selecionada para assegurar a prestação destes cuidados.
Segundo o presidente do município, Paulo Ferreira, o modelo de funcionamento mantém-se idêntico ao ciclo anterior. O serviço destina-se a casos de doença não graves — que não exijam o acionamento do 112 — e estará disponível sempre que os centros de saúde de Paços de Ferreira e Freamunde estiverem encerrados.
Horários e Condições de Acesso
Para usufruir do serviço, os cidadãos precisam apenas de apresentar o Cartão de Cidadão como comprovativo de residência no concelho. O atendimento médico e de enfermagem funcionará nos seguintes períodos:
-
Dias úteis: Das 20h00 às 08h00 do dia seguinte.
-
Fins de semana: Das 16h00 (sábado e domingo) até às 08h00 do dia seguinte.
Redução da pressão hospitalar
A importância deste projeto é sustentada pelos números expressivos da edição anterior. Em apenas seis meses, registaram-se 5.553 atendimentos médicos e 5.483 atos de enfermagem.
Para o executivo municipal, este investimento é fundamental não só para a qualidade de vida da população, que evita deslocações maiores, mas também para aliviar a pressão sobre as urgências dos hospitais centrais, nomeadamente o Hospital Padre Américo, em Penafiel.
“É um projeto que, com toda a certeza, vai melhorar — e muito — a qualidade de vida da nossa população”, sublinhou Paulo Ferreira, reforçando o orgulho do município em manter esta resposta de saúde de proximidade.
