O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, anunciou esta manhã o início da requalificação total da Via do Poder Local. O plano estende-se a todas as 16 freguesias do concelho e visa responder aos estragos causados pelo mau tempo dos últimos meses.
PAÇOS DE FERREIRA – O Município de Paços de Ferreira deu hoje o “tiro de partida” para uma operação de recuperação e modernização da sua rede viária. Acompanhado pelas equipas técnicas, o Presidente da Câmara, Paulo Ferreira, marcou presença no início dos trabalhos na Via do Poder Local, uma das principais artérias do concelho que será alvo de uma intervenção profunda.
Uma resposta à intempérie
A decisão de acelerar estes investimentos surge como resposta direta à “fortíssima pluviosidade” e às tempestades consecutivas que fustigaram o território. Segundo o autarca, o estado das estradas foi severamente comprometido, exigindo uma mobilização extraordinária de recursos municipais.
“Teremos em permanência um conjunto de intervenções em todas as nossas 16 freguesias. São trabalhos fundamentais para a mobilidade e segurança de todos os nossos munícipes“, afirmou Paulo Ferreira.
Projetos e Prazos
A requalificação da Via do Poder Local não se limitará à renovação do pavimento. O projeto prevê:
-
Instalação de iluminação pública moderna;
-
Criação de uma ciclovia, promovendo a mobilidade suave;
-
Melhoria da sinalética e segurança rodoviária.
A conclusão desta obra específica está prevista para antes do início do verão.
Intervenções em todo o concelho
Para além da Via do Poder Local, a autarquia confirmou que já estão em fase final de conclusão as obras na Rua da Aldeia Nova (Figueiró) e a ligação de Trindade a Penamaior. No início de março, arrancarão novas frentes de trabalho:
-
Águas Altas (Meixomil), com ligação a Monte Córdova;
-
Rua da Fonte (Ferreira);
-
Antiga EN209 (entre Raimonda e Arreigada).
Pedido de compreensão
O Município alerta para os inevitáveis transtornos no trânsito que este volume de obras irá causar nos próximos meses. No entanto, Paulo Ferreira sublinha que o objetivo é “a recuperação total da rede viária“, garantindo que as informações sobre cortes e desvios de trânsito serão comunicadas regularmente aos munícipes.
As intervenções serão executadas através de uma combinação de administração direta (equipas próprias da Câmara) e concursos públicos, assegurando uma resposta rápida e abrangente às necessidades das populações.

